Eleições / Eleições 2022

Lula ou Bolsonaro? Pesquisa Datafolha de hoje mostra quem é o mais rejeitado; veja

Montagem | Reprodução/Twitter @lulaoficial e Alan Santos/PR
Levantamento do Datafolha também trouxe cenário o qual o governo do presidente Bolsonaro (PL) tem maior ou menor aprovação  |   Bnews - Divulgação Montagem | Reprodução/Twitter @lulaoficial e Alan Santos/PR

Publicado em 09/09/2022, às 20h37 - Atualizado às 20h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Além de trazer um panorama acerca da disputa entre os postulantes à Presidência da República, a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (9), trouxe um cenário no qual aponta quem é o mais rejeitado entre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Lula (PT).

De acordo com os números, 51% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República; a rejeição a Lula (PT) é de 39%. Em relação à pesquisa anterior, o liberal oscilou um ponto para baixo, dento da margem de erro; já o petista manteve o percentual.

O levantamento foi feito após Bolsonaro usar os eventos de 7 de Setembro, que celebravam os 200 anos da Independência do Brasil, para pedir votos em Brasília e no Rio de Janeiro.

Além dos dois, estão também entre os rejeitados Ciro Gomes (PDT), com 24%, além de Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), empatadas com 14%.

Avaliação

O levantamento também realizou uma avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores. Conforme os dados, 42% dos brasileiros reprovam o governo do liberal. Os que aprovam são 31% e os que consideram regular são 25%.

Neste caso, as manifestações realizadas no dia 7 de Setembro não alteraram os índices de aprovação e de reprovação de Bolsonaro, em comparação com a pesquisa anterior, de 1º de setembro.

No entanto, os números deste levantamento são positivos para o atual presidente, quando comparados com dados do fim do ano passado. Em 16 de dezembro de 2021, por exemplo, os que consideram o governo ruim ou péssimo eram 53% e os que consideravam ótimo ou bom eram 22%.

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas, entre 8 e 9 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp