Eleições / Eleições 2022

Medo de Bolsonaro já é maior que receio de volta do PT, aponta pesquisa

Montagem/Ricardo Stuckert/PT e Reprodução/Agência Brasil
Pesquisa da Genial/Quest apontou ainda que maioria dos eleitores ouvidos não quer dar uma nova chance a Jair Bolsonaro (PL) no governo federal  |   Bnews - Divulgação Montagem/Ricardo Stuckert/PT e Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 31/08/2022, às 15h35   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Genial/Quaest, nesta quarta-feira (31), apontou que o medo de o presidente Jair Bolsonaro (PL) continuar no poder já é maior do que receio da volta do PT ao Palácio do Planalto.

Em outro cenário avaliado, a maioria dos entrevistados apontou, ainda, que o ex-presidente Lula (PT) merece uma nova chance no Palácio do Planalto, a partir de 2023.

De acordo com os dados, 47% dos eleitores ouvidos disseram que tem mais medo de que Jair Bolsonaro seja reconduzido ao cargo de presidente. Neste mesmo panorama, outros 39% informaram que o maior receio é de uma volta do PT ao poder.

A pesquisa também trouxe a perspectiva de merecimento de continuar ou voltar à Presidência da República. Para os entrevistados, 55% acreditam que Jair Bolsonaro não merece um segundo mandato, contra 42% que apoiam uma recondução do liberal.

Por sua vez, o ex-presidente Lula merece voltar a ser o chefe do Executivo federal para 53% dos entrevistados. Já outros 44% negaram a possibilidade.

Definição de voto

A pesquisa da Genial/Quaest perguntou aos eleitores com relação a definição ou não do voto para presidente da República. Para 65% dos ouvidos, não há chance de mudança na escolha. Já para outros 33% a modificação pode ocorrer caso algo aconteça.

Quando questionado especificamente acerca de Lula ou Jair Bolsonaro, 75% disseram que a escolha pelo atual mandatário já é definitiva, contra 76% do petista. Por outro lado, 24% consideram trocar Jair Bolsonaro por outro nome, contra 23% do ex-presidente da República.

A pesquisa do instituto Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 28 de agosto, sendo desses eleitores com 16 anos ou mais. O levantamento, feito de maneira presencial, tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e possui 95% de confiança.

A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral e foi protocolada sob o número BR-00585/2002.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp