Eleições / Eleições 2022

Os 10 suplentes a deputado federal mais votados da Bahia

Arquivo BNews
Ordem de suplentes é escolhida a partir da votação de cada candidato; saiba condições para assumir  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 03/10/2022, às 11h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem olha os resultados das eleições a deputado federal e estadual deve se deparar com a seguinte definição: suplente. Para os cargos eleitos pelo sistema proporcional, como na Câmara e nas assembleias estaduais e distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos.

Já para senador, cargo definido pelo sistema majoritário, os dois suplentes são escolhidos previamente. A vaga é do titular da chapa e, em caso de impedimento deste, a cadeira fica com o primeiro suplente. O segundo suplente é chamado apenas se o primeiro suplente não puder assumir o cargo de senador.

O suplente assume temporariamente o cargo quando o titular vira ministro, governador, secretário estadual, secretário municipal de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Isso também ocorre em licenças do titular do cargo para tratamento médico por mais de 120 dias.

Na Bahia, uma série de nomes conhecidos acabou ficando na suplência - não se elegendo para exercer mandato, mas com possibilidade de, ainda assim, sentar na cadeira da Câmara dos Deputados durante os próximos 4 anos. Clique aqui para conferir a lista de deputados estaduais suplentes e confira quem foram os 10 suplentes federais mais votados na lista abaixo:

  1. Charles Fernandes (PSD) - 99.815votos

  2. Josias Gomes (PT) - 90.131 votos

  3. Capitão André Porciúncula (PL) - 82.693

  4. Elisangela (PT) - 73.138 votos

  5. Tum (Avante) - 72.416 votos

  6. Uldurico Junior (MDB) - 69.087 votos

  7. Marcelo Nilo (Republicanos) - 65.363 votos

  8. Vilma Reis (PT) - 60.949 votos

  9. Marcelo Guimarães Filho (União Brasil) - 55.995 votos

  10. Maria Marighella (PT) - 53.364 votos

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp