Eleições / Eleições 2022

Partido da base de ACM Neto sofre punição do TRE-BA por propaganda contra Jerônimo Rodrigues

Dinaldo Silva/BNews
Punição determinada pela Justiça eleitoral contra partido da base de ACM Neto ocorreu na terça-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/09/2022, às 16h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos partidos que fazem parte da base de apoio a candidatura de ACM Neto (UB) ao Governo do Estado, o PDT, foi punido pelo Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) devido a uma propaganda contrária ao também ao postulante ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues (PT).

Na representação, os advogados da coligação "Pela Bahia, Pelo Brasil", encabeçada pelo petista, alegaram que o partido levou ao ar na televisão, no último domingo (4), uma "propaganda caluniosa, difamatória, injuriosa e sabidamente inverídica, tudo com o escopo de macular a imagem" do ex-secretário estadual de Educação.

Na alegação, os defensores ainda pontuaram que Jerônimo Rodrigues não exercia o cargo de Secretário da Educação no período mencionado na propaganda.

"Até 31 de janeiro de 2019, o candidato estaria exercendo o cargo de Secretário de Desenvolvimento Rural. Consequentemente, não seria possível responsabilizá-lo pelo mau desempenho da Educação no Estado da Bahia no ano de 2018, com base em dados do IDEB", informa outro trecho do documento.

Já na decisão, a desembargadora da Corte eleitoral, Carina Cristiane Canguçu Virgens, além de suspender a propaganda veiculada - atendendo a um pedido da defesa da Coligação de Jerônimo -, determinou uma multa de R$ 5 mil por cada representação.

Ao PDT foi dado um prazo de 24 horas para apresentar defesa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp