Eleições / Eleições 2022

Pesquisa Ipec: Lula mantém vantagem em estado-base de Bolsonaro

Montagem/Reprodução
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também são citados na pesquisa Ipec feita no estado  |   Bnews - Divulgação Montagem/Reprodução

Publicado em 21/07/2022, às 15h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em desvantagem contra o ex-presidente Lula (PT), no estado-base do liberal, o Rio de Janeiro. Pelo menos que o aponta uma pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope) para medir a intenção de votos para a eleição de outubro à Presidência da República divulgada nesta quinta-feira (21).

Enquanto o petista tem 41% das intenções de voto, no primeiro turno, o atual chefe do Executivo possui 34%. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PDT) vem na terceira colocação, com 6%. Simone Tebet, do MDB, é apontada por 2% dos eleitores fluminenses.

A pesquisa revela ainda que 10% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto. Há ainda outros 4% que se consideram indecisos.

Na pesquisa anterior, realizada também pelo Ipec, em maio, a vantagem de Lula era de 15% sobre Bolsonaro, com o petista tendo 46% e o liberal, 31%. Agora, ela caiu para 7%.

Segundo turno e espontânea

Outro cenário formulado pelo Ipec foi com relação a pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados. Neste, Lula foi lembrado por 35% dos eleitores, enquanto Jair Bolsonaro, 30%.

Já em um eventual segundo turno entre os dois, segundo a pesquisa, Lula teria 47% e Bolsonaro, 39% das intenções de voto. Os que pretendem votar em branco ou anular são 12% e os indecisos somam 2%.

A pesquisa ouviu presencialmente 1.008 pessoas entre os dias 15 e 21 de julho. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança do levantamento, segundo o instituto, é de 95% e o custo foi de R$ 88 mil. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é RJ-08610/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp