Eleições / Eleições 2022

Primeiro turno? CEO da Atlas aponta quem pode vencer 'de cara' na Bahia

Foto: Reprodução/CNN Brasil
CEO da Atlas comentou possibilidade de definição da eleição baiana em primeiro turno  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/CNN Brasil

Publicado em 29/09/2022, às 08h36   Redação BNews



O CEO da Atlas, Andrei Roman apontou nesta quinta-feira (29) que o chamado voto útil pode ser decisivo para que a eleição baiana se defina ainda em primeiro turno.

Para ele, Jerônimo Rodrigues tem mais favoritismo neste cenário, dado o histórico do PT em eleições para o governo da Bahia.

"Me parece que existe uma possibilidade de decisão em primeiro turno não apenas para Jerônimo, mas também para ACM Neto. O candidato bolsonarista tem 9, 10 pontos percentuais, e existe a possibilidade de voto útil", iniciou, em entrevista à CNN Brasil.

Ele completa: "É muito mais provável que se houver uma vitória em primeiro turno, será do Jerônimo. Pelos padrões anteriores, pela eleição do Rui Costa, do Jaques Wagner. Mas é uma eleição disputada. Tudo pode impactar. Existe uma chance considerável de vitória em primeiro turno na Bahia".

Segundo Roman, é difícil apontar que Jerônimo Rodrigues está protagonizando uma virada. Em pesquisa publicada pelo Atlas/Intel hoje, o candidato petista apareceu liderando contra ACM Neto, com 48% das intenções de votos válidos.

"O conceito de virada não sei se é aplicável para a Bahia. A base estrutural dessa eleição já era muito favorável para Jerônimo neste cenário. Muitos baianos se definem petistas, não importa muito o nome do candidato. Nós apresentamos o partido [na hora de fazer a pesquisa], por isso a discrepância em relação a outros institutos", defendeu o empresário.

Nova pesquisa da Atlas/Intel para o governo da Bahia divulgada nesta quinta-feira (29) colocou Jerônimo Rodrigues à frente de ACM Neto (União Brasil) com uma vantagem inédita. De acordo com o levantamento, o petista aparece com 48,3% das intenções de votos válidos contra 40,4% do ex-prefeito de Salvador. A pesquisa foi encomendada e publicada pela CNN.

Em terceiro lugar, aparece João Roma (PL), com 7,3% das intenções de voto e 10% dos votos válidos. Roma registrou uma queda: na pesquisa desta semana, o candidato bolsonarista apareceu com 9,9%. Foi a primeira pesquisa publicada após o debate que aconteceu na TV Bahia, o último antes do primeiro turno. Kleber Rosa, do PSOL, apareceu com 1,4% dos votos válidos. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp