Eleições / Eleições 2022

PSB diz que Lula tem juízo e o alerta sobre eventual palanque duplo em PE

Lula - Ricardo Sutckert
Sinalização foi dada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira  |   Bnews - Divulgação Lula - Ricardo Sutckert

Publicado em 22/03/2022, às 17h46   Catia Seabra e José Matheus Santos/Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta terça-feira (22) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá apenas um palanque em Pernambuco, da frente popular integrada pelo PT. Segundo Siqueira, Lula "tem muito juízo" e, por isso, não contrariaria seu principal aliado em âmbito nacional.

"O PSB nem sequer imagina a hipótese de palanque duplo em Pernambuco. Acho que Lula é um homem sensato e tem muito juízo, não faria isto com seu principal aliado", afirmou Siqueira.

A declaração acontece um dia depois do encontro em que a deputada federal Marília Arraes (PT) avisou a Lula que pretende concorrer ao governo do estado em oposição à chapa encabeçada pelo deputado federal Danilo Cabral, do PSB.

Leia também: Petistas resistem a tentativas de Lula de ‘enquadrar’ nomes no Nordeste

Prestes a deixar o PT rumo ao Solidariedade, Marília ofereceu a Lula a possibilidade de ocupar dois palanques em Pernambuco, proposta que Siqueira refuta. "Penso que Lula deve ter apenas um palanque em Pernambuco: O palanque da Frente Popular, integrado por 12 partidos, incluído com destaque o PT", disse ele.

Além de lançar-se contra o PSB, Marília ameaça desidratar a aliança que sustenta o governo no estado. Em sua articulação, a deputada ofereceu ao PSD a vaga para o Senado. Na segunda-feira (21), ela também se reuniu com o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP).

Após o encontro com Lula, que consumiu quase uma hora e meia, ela publicou uma foto ao lado do ex-presidente. No mesmo dia, petistas procuraram parlamentares do PSB na tentativa de tranquilizá-los quanto ao risco de Lula apoiar Marília publicamente. O ex-presidente é o principal cabo eleitoral em Pernambuco.

A movimentação de Marília acontece dois dias antes da filiação do ex-governador Geraldo Alckmin (SP) ao PSB. Alckmin é potencial vice da chapa de Lula à Presidência. Sua filiação consolidaria a aliança entre PT e PSB na disputa pela sucessão de Jair Bolsonaro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp