Eleições / Eleições 2022

PSDB eleva pressão para Doria desistir do Planalto

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Doria foi convocado pelo partido para discutir candidatura  |   Bnews - Divulgação Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 18/05/2022, às 07h06   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) foi convocado pela Executiva Nacional do PSDB para conversar sobre sua pré-candidatura à eleição presidencial. A reunião é uma maneira do comando do partido de pressionar para que o paulista desista da empreitada de disputar o Palácio do Planalto.

A legenda também decidiu dar continuidade às negociações com o MDB para lançamento de uma chapa presidencial única da chamada terceira via.

A decisão foi de convocar Doria foi tomada em reunião da executiva do partido nesta terça-feira (17) em Brasília. Durante o encontro, a maioria dos presentes defendeu a tese de candidatura própria da sigla, mas com outro nome que não o de Doria.

Leia mais

A sugestão de ouvir Doria foi dada pelo deputado Aécio Neves (MG). “Eu sugeri que possa ser feito o mais rapidamente possível uma reunião para que o candidato João Doria ouça dos seu companheiros o que ouvimos aqui, que sua candidatura traz prejuízos ao partido em vários Estados”, disse ao jornal O Estado de São Paulo.

A ideia é que o encontro aconteça quarta-feira, 18, mas Doria demonstra resistência em aceitar a convocação e já disse isso por meio de aliados que participaram da reunião desta terça-feira da Executiva. O objetivo é que os tucanos se reúnam com Doria antes do encontro com o MDB, quando as pesquisas quantitativa e qualitativa para ajudar a definir um candidato conjunto serão divulgadas. Mesmo com o resultado das pesquisas, uma definição sobre a aliança só será fechada posteriormente.

Ao sair da reunião, Aécio cobrou de Doria “um gesto de grandeza” e que desista de ser candidato a presidente. “Tenho a expectativa ainda que em um gesto de desprendimento, gesto de grandeza, o próprio governador possa construir essa saída que é o sentimento amplamente majoritário do PSDB”, afirmou.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, usou um tom mais contido e disse que o “gesto de grandeza” de Doria seria dialogar com o partido. “O gesto de grandeza é dialogar, estar aqui conosco amanhã, de forma franca e coletiva nós conversarmos e aguardarmos os resultados” disse.

Tesoureiro do PSDB, César Gontijo foi o defensor de Doria na reunião: “Foi uma reunião formatada para constranger o João Doria e que não reflete o que a militância quer”, declarou. “Todos reconheceram que João Doria venceu as prévias, que foram democráticas. Ninguém tira isso dele”.

João Doria criticou a movimentação interna para tirar o seu nome da disputa eleitoral e chamou de 'golpe', em uma carta enviada ao presidente do PSDB, Bruno Araújo, no último sábado (14).

No texto, Doria afirmou estar surpreso que as "tentativas de golpe continuam acontecendo", mesmo após ter vencido as prévias, no fim do ano passado, contra o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O ex-governador ainda aceita eventuais conversas com outros partidos em busca de um nome da terceira via, mas considera precoce que seu nome seja retirado por causa do desempenho nas pesquisas de opinião.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp