Eleições / Eleições 2022

Quaest/Genial: 46% do eleitorado baiano mudaria voto por candidatura apoiada por Lula

Foto: Divulgação / PT-BA
ACM Neto aparece liderando pesquisa para o governo baiano  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / PT-BA

Publicado em 18/05/2022, às 08h10 - Atualizado às 08h27   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo a pesquisa publicada pelo Quaest/Genial na manhã desta quarta-feira (18), 46% do eleitorado baiano mudaria voto por candidatura apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa também apontou que 53% do eleitorado prefere um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula.

A pesquisa Quaest/Genial também apontou que o 31% do eleitorado baiano mudaria seu voto pelo governador Rui Costa (PT), outros 23% pelo senador Jaques Wagner (PT) e 15% pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais

Apesar desses números, quem aparece liderando as pesquisas de intenção de voto é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que aparece 13 pontos à frente do petista Jerônimo Rodrigues no levantamento mais recente. Segundo a pesquisa, a entrada de Lula como apoiador de Jerônimo Rodrigues (PT) muda significativamente o quadro eleitoral no Estado: sem os apoios, ACM Neto vence Jerônimo de 67% x 6%. Com o apoio, a distância diminui significativamente, ACM vai a 47% e o ex-secretário de educação chega a 34%.

PhD em ciência política e diretor da Quaest, Felipe Nunes avalia que "a vantagem expressiva de ACM está longe de apontar para uma vitória fácil e antecipada. Para 52% dos entrevistados, a escolha de voto para governador não é definitiva". A pesquisa também levantou que, entre os eleitores de ACM Neto, 51% dizem que ainda podem mudar seu voto.

"Além disso, o desconhecimento do candidato Lulista é expressiva: 74% dizem não conhecê-lo, contra apenas 7% que dizem não conhecer ACM Neto. Ponto favorável para ACM Neto é sua baixíssima rejeição no Estado, apenas 19% dizem não votar nele de jeito nenhum", avalia Felipe Nunes.

A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.140 pessoas face a face entre os dias 13 e 16.

O levantamento tem 95% de confiança. Isso quer dizer que se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

Confira os cenários levantados pela pesquisa e que poderiam mudar o desenho das eleições na Bahia:

Cenário I - Mudaria o voto por candidato apoio por:

  • Lula - 46% mudaria
  • Rui Costa - 31%
  • Jaques Wagner - 23%
  • Bolsonaro - 15%
  • Paulo Souto 15%

Cenário II

  • 53% preferem um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula
  • 14% mais ligado a Bolsonaro
  • 29% nem ligado a Bolsonaro e nem ligado a Lula
  • 5% optaram por voto branco ou nulo

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp