Eleições / Eleições 2022

Saiba o que as pesquisas mostram sobre a eleição na Bahia em 2022

Angelo Pontes / GOVBA
A última pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral para o governo da Bahia consolida um cenário  |   Bnews - Divulgação Angelo Pontes / GOVBA

Publicado em 08/12/2021, às 16h55   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A última pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral para o governo da Bahia consolida um cenário de liderança do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

Conforme levantamento do instituto Séculus, no primeiro cenário, ACM Neto aparece com 49,16% das intenções de voto, contra 22,27% do senador Jaques Wagner./ (PT) O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), aparece com 3,57%. Em um segundo cenário, o ex-prefeito de Salvador aumenta sua vantagem e chega a 53,7% das intenções de voto, contra 24,87% de Jaques Wagner, 4,66% de João Roma e 0,88% de Bernardete Souza (PSOL).

Com a divulgação da pesquisa Séculus, soma-se o quarto instituto a fazer e publicizar a sondagem dos postulantes ao Palácio de Ondina. Mas o que mostra todos eles?

Leia também: Nova pesquisa: ACM Neto lidera todos os cenários para disputa ao governo; veja os números

Pesquisa mostra que ACM Neto venceria eleição contra Jaques Wagner no primeiro turno

Em nova pesquisa, ACM Neto lidera corrida na disputa pelo governo do Estado

Pesquisa Real Time: ACM Neto vence disputas com Wagner e Roma em eventual 2º turno

O primeiro ponto a ser observado é que em todas as amostras, ACM Neto lidera fora da margem de erro. Nas pesquisas do Paraná e Séculus, o presidente nacional do DEM ganharia no primeiro turno, conforme gráfico abaixo:

O segundo ponto a ser observado é a porcentagem de Roma no levantamento feito pelo RealTime Big Data, divulgado pela RecordTV Bahia. Se nas outras três, ele marcha com 4%, na RealTime ele sobe para 9% das intenções de votos dos baianos. O instituto também é o único que mostra uma aproximação mais acentuada do candidato do PT ao governo, senador Jaques Wagner, com Neto: 43% x 30%.

A maior distância entre o petista e o futuro União Brasil apareceu na Paraná, que foi divulgada no dia 2 de dezembro: 54,80% x 23,10%.

ACM Neto já lançou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Estado. O evento ocorreu no último dia 2, no Novo Centro de Convenções em Salvador. Já Wagner disse que fará um evento para lançar a chapa completa em janeiro. Conforme apurado pelo BNews, o evento deve ocorrer no dia 10 de janeiro.

Veja também: As cinco vezes que ACM Neto tentou evitar nacionalizar eleição na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp