Eleições / Eleições 2022

Saiba qual capital representa esperança de Bolsonaro no Nordeste

Foto: Reprodução/SBT
Capital nordestina é um grande reduto de Bolsonaro na região  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/SBT

Publicado em 23/10/2022, às 12h43   Vinícius Dias



Uma única capital nordestina deu mais votos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) do que no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse reduto bolsonarista na região é uma das grandes esperanças do atual presidente na busca por uma virada para reeleição no Palácio do Planalto. 

Na capital em questão, Bolsonaro teve 49,59% dos votos válidos, frente a 40,43% do Lula. A situação se inverte em todas as outras oito capitais da região. Somente em João Pessoa, capital da Paraíba, e em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Bolsonaro conseguiu feitos próximos, rompendo a barreira dos 40% dos votos.

Na capital paraibana, Lula ficou com 47,38% dos votos contra 44,48% do atual presidente. Em Natal, a parada ficou em 50,15% pró-Lula contra 42% de Bolsonaro.

A cidade em questão é Maceió. A tendência na cidade é contrária ao que aconteceu no Estado como um todo, onde Bolsonaro totalizou 36,05%. Lula venceu com 56,5% dos votos válidos no Estado.

Por conta dessa tendência em Maceió, Bolsonaro aposta alto na capital alagoana. Em 2018, no segundo turno, Maceió já havia sido a cidade do Nordeste que tinha dado a maior votação a Jair Bolsonaro na região proporcionalmente, com impressionantes 61,63% dos votos válidos. A região deu, naquele ano, 68% dos votos válidos ao candidato Fernando Haddad (PT). No Nordeste, há quatro anos, o presidente só havia vencido em 15 cidades, seis delas em Alagoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp