Eleições / Eleições 2022

Região Nordeste foi o “fiel da balança” para que Lula saísse na frente no primeiro turno

Reprodução/TV Globo
Nordeste foi a região que mais gerou disparidade de votos entre Lula e Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 25/10/2022, às 17h04   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Dados do Mapa da Apuração no Brasil, que expressam o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, levando em consideração os votos de Lula e Bolsonaro por regiões, mostram que a maior diferença entre os dois candidatos ocorreu no Nordeste, segunda região mais populosa do país, onde Lula teve mais de 21 milhões de votos, enquanto Bolsonaro teve mais de 8,7 milhões.

A diferença, portanto, foi de quase 13 milhões. Ou seja, no primeiro turno, o Nordeste foi mesmo o “fiel da balança”, direcionado a vitória para o candidato do PT. Lula venceu em todos os estados do Nordeste.

Já a disputa mais apertada ocorreu no Norte, no qual Lula venceu Bolsonaro por pouco mais de 158 mil votos. Enquanto Lula venceu no Norte e Nordeste, Bolsonaro teve mais votos no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mesmo assim, o ex-presidente Lula somou cerca de 6.1 milhões de votos a mais que o atual chefe do executivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp