Eleições / Eleições 2022

Lula e Bolsonaro: Fake news dominam segundo turno, detalha levantamento

Foto Bolsonaro: Agência Brasil   / Foto Lula: Agência Brasil
Lula e Bolsonaro disputam segundo turno em momento de viralização de fake news nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Foto Bolsonaro: Agência Brasil / Foto Lula: Agência Brasil

Publicado em 23/10/2022, às 11h03   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno é marcada por conteúdos relacionados com as chamadas fake news. O engajamento de informações falsas tem ultrapassado o nível daquelas que não apresentam desinformação, revela levantamento de O Globo deste domingo (23).

Em um grupo de dez conteúdos mais virais nas redes sociais nas últimas três semanas, seis têm mentiras, com 9,8 milhões de interações no Facebook e no Instagram. As demais postagens somam 7,6 milhões. As interações foram contabilizadas por curtidas, comentários e compartilhamentos.

Na análise de 80 publicações, postagens desinformativas agregaram 868 mil interações, contra 965 mil dos posts que apresentam discursos políticos ou dos candidatos para a presidência sem distorções.

No âmbito dos vídeos, aqueles que apresentam fake news chegam a 76,4 milhões de visualizações, próximo de 76,7 milhões de visualizações daqueles que não tinham informações inverídicas. Os dados foram reunidos a partir do CrowdTangle, plataforma de monitoramento de redes da Meta, controladora do Facebook e Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp