Eleições / Eleições 2022
Publicado em 23/10/2022, às 11h03 Redação
A disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno é marcada por conteúdos relacionados com as chamadas fake news. O engajamento de informações falsas tem ultrapassado o nível daquelas que não apresentam desinformação, revela levantamento de O Globo deste domingo (23).
Em um grupo de dez conteúdos mais virais nas redes sociais nas últimas três semanas, seis têm mentiras, com 9,8 milhões de interações no Facebook e no Instagram. As demais postagens somam 7,6 milhões. As interações foram contabilizadas por curtidas, comentários e compartilhamentos.
Fala do ministro de Bolsonaro sobre o auxílio emergencial. Quem será o Bolsonaro depois das eleições? O bonzinho das propagandas na TV ou o da vida real, que não liga para a vida das pessoas e deixa o povo passando fome? Pense nisso. Boa noite. #EquipeLulapic.twitter.com/kfQx0iiYaR
— Lula 13 (@LulaOficial) October 23, 2022
Na análise de 80 publicações, postagens desinformativas agregaram 868 mil interações, contra 965 mil dos posts que apresentam discursos políticos ou dos candidatos para a presidência sem distorções.
- Fake News se combate com a verdade! Quando um veículo realiza um trabalho sério, com um jornalismo de qualidade, ele ganha credibilidade perante o público. Logo, cada vez mais, a mentira perde espaço. É assim que se constrói um ambiente saudável e ao mesmo tempo livre! pic.twitter.com/jeXMpXJtkl
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) October 22, 2022
No âmbito dos vídeos, aqueles que apresentam fake news chegam a 76,4 milhões de visualizações, próximo de 76,7 milhões de visualizações daqueles que não tinham informações inverídicas. Os dados foram reunidos a partir do CrowdTangle, plataforma de monitoramento de redes da Meta, controladora do Facebook e Instagram.
Classificação Indicativa: Livre
Café perfeito
Metade do preço
iPhone barato
Qualidade Stanley
Cinema em casa