Eleições / Eleições 2022

Sem acordo com PT, PSD de Minas acena para Ciro Gomes

Márcia Foletto / Foto de Arquivo
A falta de consenso com o PT para candidato ao Senado por Minas Gerais tem levado o PSD a avaliar uma mudança da esquerda para o centro.  |   Bnews - Divulgação Márcia Foletto / Foto de Arquivo

Publicado em 22/04/2022, às 08h55 - Atualizado às 09h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em Minas Gerais, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, tem se aproximado mais do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Essa aproximação é reflexo da falta de consenso entre PT e PSD no estado em relação ao candidato ao Senado. Com isso, cresce a probabilidade do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficar de fora do palanque do ex-prefeito e candidato ao governo do Estado Alexandre Kalil (PSD).

O partido decidiu competir com chapa pura em Minas Gerais, tendo Kalil concorrendo ao governo estadual, mas o PT impôs como condição para Lula apoiar Kalil a candidatura do deputado Reginaldo Lopes ao Senado. 

Em propagando veiculada esta semana, o PSD começou a divulgar o histórico político de Alexandre Silveira e sua atuação no Senado. “Alexandre Silveira é nosso candidato à reeleição no Senado. Isso já está fechado”, disse o secretário-geral do PSD de Minas, deputado Cássio Soares. De acordo com Soares, o PSD ainda considera “muito possível” obter o apoio do PT: “O Lula precisa do Kalil e o Kalil precisa do Lula. Não creio que uma candidatura ao Senado vá atrapalhar essa relação. Creio que isso vá se resolver nos próximos dias.”

O PT ainda fez uma consulta à Justiça Eleitoral para saber se é possível a mesma chapa lançar dois candidatos ao Senado e ainda aguarda o parecer. Se não for permitido, o partido avalia um apoio informal a Kalil.

Questionado pelo jornal Valor sobre a possibilidade de o PSD não admitir as duas candidaturas para o Senado, Silveira disse que, nesse caso, o PT vai discutir com a federação e com a direção nacional do partido a possibilidade de ter candidato próprio ao governo no Estado. “Tanto o PT, quanto o PV e o PCdoB possuem bons quadros que poderão estar à disposição da federação”, afirmou.

Siga o BNewsno Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags