Eleições / Eleições 2022

Sem Lula, PSB define período e local para filiação de Alckmin; saiba mais

Foto: Reprodução/Instagram @geraldoalckmin
PSB, futura legenda de Alckmin, ficou de fora da Federação encabeçada pelo PT  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram @geraldoalckmin

Publicado em 18/03/2022, às 10h18   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O PSB iniciou os preparativos para oficializar a filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (Sem Partido), à legenda. Ex-PSDB e adversário histórico de Lula (PT) em eleições presidenciais, Alckmin é o favorito para ser o vice do cacique petista no pleito do próximo mês de outubro.

A data reservada pelo PSB é a próxima quarta-feira (23), em cerimônia programada para acontecer em Brasília e também vai marcar a filiação de outros nomes ao partido. Lula não deve comparecer ao evento. 

Segundo informação do jornal O Globo, o acertado entre Alckmin e direção do PSB é que ele mesmo fará o anúncio de ingresso na legenda dias antes da filiação. Além disso, a chegada de Alckmin também marca a entrada de lideranças como  vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), pré-candidato ao governo do estado, e o senador Dario Berger (MDB-SC), pré-candidato ao governo em Santa Catarina.

Depois que Alckmin estiver filiado, o PSB o indicará formalmente ao PT para o posto de vice de Lula. As conversas para a formação da chapa foram iniciadas na metade do ano passado.

Leia mais:Agenda de Lula na Bahia para anunciar chapa é definida; saiba data
PSB, provável destino de Alckmin, fica fora de federação com PT, PC do B e PV
PT se assusta com crescimento de Bolsonaro e decide antecipar campanha de Lula; entenda

Outros nomes, estes ligados à eleição legislativa, também devem formalizar a filiação no mesmo evento.  A influenciadora digital e ex-BBB Ariadna Arantes, o babalorixá e gestor público Diego de Airá, o advogado Augusto de Arruda Botelho e a líder do movimento sem-teto Carmen Silva, além de ex-colegas de Alckmin no PSDB, como ex-deputado Floriano Pesaro e o deputado estadual Pedro Tobias.

Alckmin deixou o PSDB em dezembro, depois de 33 anos. Ele também mantinha conversas com o PV, legenda que era considerada seu plano B, e ingressou numa Federação com PT e PC do B, em aliança que prevê quatro anos de aliança em todos os âmbitos eleitorais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp