Eleições / Eleições 2022

Senador ameaça judicializar candidatura do MDB à Presidência

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Parlamentar defende que partido apoie candidatura de Lula (PT) à presidência  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 21/07/2022, às 20h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) ameaçou, nesta quinta-feira (21), judicializar a candidatura da também senadora, Simone Tebet (MDB-MS), à Presidência da República, em meio à indecisão da sigla se mantém ou não o suporte a congressista na disputa ao Palácio do Planalto.

De acordo com O Antagonista, Renan faz parte da chamada "ala lulista" do MDB que tem o intuito de levar a legenda a apoiar o ex-presidente Lula (PT) desde o primeiro turno. Ele criticou o presidente do próprio partido, o deputado federal por São Paulo, Baleia Rossi, por manter a candidatura de Tebet, a ser apresentada em convenção marcada para a quarta-feira (27).

“A postura do Baleia de não conversar sobre alternativas e levar à frente essa obsessão de uma candidatura sem chance nos deixa com um único caminho: a judicialização”, disse Renan, nesta quarta-feira, ao jornal O Globo.

Na última terça-feira (19), após Michel Temer sugerir que a convenção fosse adiada, Rossi veio a público dizer que ela continua marcada para 27 de julho, com o lançamento da candidatura de Simone Tebet à Presidência.

Contudo, essa ala do MDB tem revelado insatisfação com as ações de Baleia no comando do partido. Além disso, alegam que, há alguns meses, ficou acertado que a sul-mato-grossense desistiria se não alcançasse dois dígitos nas pesquisas - até agora, Tebet não conseguiu superar os 4%.

O jornal Estado de S.Paulo aponta, por sua vez, que o grupo contrário a Tebet aponta que as próximas 48 horas serão fundamentais para buscar uma construção política visando outubro. Do contrário, não está descartada a utilização de recursos formais para tentar a alteração.

No início da semana, líderes do MDB, em 11 estados do país, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, declarou apoio ao ex-presidente Lula.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp