Eleições / Eleições 2022

Senador anuncia apoio a aliado de Ciro Gomes; veja quem

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Partido do senador definiu apoio a ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao Governo do Estado  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 01/08/2022, às 13h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após negociar o PT e depois recuar, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) informou, nesta segunda-feira (1º), que vai apoiar o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para a disputa ao Governo do Ceará. O pedetista é aliado de Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República.

Os tucanos, conforme o Estadão, chegaram a negociar com o PT e, há cerca de 10 dias, uma aliança entre os partidos chegou a ser firmada. Porém, o diretório estadual do partido teve de recuar após conflitos com a direção nacional.

No último fim de semana, Elmano Freitas foi oficializado como candidato do PT ao Palácio da Abolição, sede do governo cearense.

Em nota divulgada em uma rede social, também no dia de hoje, Tasso afirmou que a escolha de Roberto Cláudio aconteceu “por reconhecermos nele a competência, a experiência administrativa e o compromisso com esses ideais”.

“Na condição de prefeito de Fortaleza, ele demonstrou sua capacidade de gestão e seu espírito público”, acrescentou o congressista.

Desistência

Além do apoio a Roberto Cláudio, o congressista também foi notícia, nesta segunda-feira (1º), pela decisão que tomou de não mais ser vice da chapa à Presidência da República encabeçada pela senador Simone Tebet (MDB).

Segundo o portal Metrópoles, o comunicado foi feito em conversas entre os parlamentares no fim da semana passada. Os dois se falaram por telefone nas últimas quinta-feira (28) e sexta-feira (29).

Pelo menos dois fatores teriam pesado para a decisão: a resistência do próprio tucano em disputar e o resultado de pesquisas que mostraram que Tasso não agregaria votos à chapa.

Sem Tasso, o nome preferido do MDB para vice é o da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). A avaliação é que ela tem mais apelo eleitoral que Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Essa definição, no entanto, caberá à federação PSDB-Cidadania. Dirigentes das duas siglas devem se reunir nesta segunda-feira (1º) para discutir a pauta.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp