Eleições / Eleições 2022

Três candidatos à Presidência defendem a legalização do aborto; saiba quais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Dois candidatos à presidência mais próximos do mesmo espectro político evitam a questão  |   Bnews - Divulgação Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 14/08/2022, às 11h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Três candidaturas à presidência da República deixaram explícito em seu plano de governo que pretendem legalizar o aborto no Brasil.

As três candidaturas são do campo da esquerda, mas nenhuma delas aparece com chances de vitória nas urnas: Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

“Além da ampliação da licença maternidade e paternidade, defendemos a legalização do aborto, com garantia de atendimento na rede pública de saúde”, diz Manzano em seu programa.

Péricles e Vera Lúcia também falam em legalização - não apenas em descriminalização, que retiraria a interrupção da gravidez da legislação penal.

Dois candidatos mais próximos à esquerda e que têm maior envergadura eleitoral preferem deslizar quando questionados sobre o tema: casos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Lula, no entanto, deu declarações públicas falando que aborto é uma questão de saúde pública e ter “direitos reprodutivos” nas diretrizes de seu plano. As propostas divulgadas por Lula não fazem menção ao tema.

O petista diz apenas que “o Estado brasileiro deve assegurar a proteção integral da dignidade humana das mulheres, assim como desenvolver políticas públicas de prevenção contra a violência e para garantir suas vidas”.

Já Ciro promete “programas informativos de prevenção à gravidez”. Seu comitê de campanha optou por não tocar no assunto de vontade própria para que não percam os votos conservadores que Ciro busca alcançar fazendo oposição ferrenha ao PT.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp