Eleições / Eleições 2022

Bancada de oposição declara apoio a Adolfo Menezes para presidência da AL-BA

Foto: Divulgação
Reunião entre parlamentares de oposição e o atual presidente aconteceu na manhã desta segunda-feira  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 31/10/2022, às 10h45 - Atualizado às 10h50   Yuri Abreu e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Martelo batido: o grupo que fará oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a partir de 2023 declarou apoio a Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da casa no próximo biênio. Adolfo é o atual presidente do Legislativo baiano.

Em reunião com Adolfo na manhã desta segunda-feira (31), os deputados Tiago Correia (PSDB), Sandro Régis (União Brasil), Alan Sanches (União Brasil), Pedro Tavares (União Brasil) e Luciano Simões (União Brasil) confirmaram um acordo que tinha firmado com o presidente.

Ao BNews, Sandro Régis, líder da oposição na Casa, explicou o acordo com exclusividade: em caso de vitória de ACM Neto (União Brasil) na eleição para o governo da Bahia, o grupo apresentaria um nome próprio. Em caso de vitória de Jerônimo, o que aconteceu, apoiariam Adolfo.

"Nós tínhamos um compromisso firmado entre nossos parlamentares que, se Neto ganhasse a eleição, a gente ia mostrar a Adolfo que uma candidatura de um deputado do grupo de Neto, eleito, seria muito mais viável do que a dele sendo deputado de oposição. Mas ele sendo governo, Jerônimo se elegendo, nós entendemos que o melhor nome para continuar o processo aqui tocando a casa é o deputado Adolfo Menezes", iniciou Sandro Régis.

"Ele tem todas as qualidades para continuar o processo, respeitar a oposição, fazer o trabalho de enxugar a máquina, buscando a assembleia próxima da sociedade e entendemos que Adolfo é o melhor caminho para 2023-2024. Estamos cumprindo nossa palavra com ele", completou.

Na próxima legislatura, o União Brasil será o partido com maior bancada, iniciando com 17 parlamentares eleitos - dois a mais do que atualmente. O UB é seguido de PSD e PT, que têm 9 parlamentares cada um. O PP elegeu seis deputados, o PC do B, PV e PL quatro parlamentares cada.

PSDB e Republicanos conquistaram três cadeiras cada um, já o PSB, Solidariedade e MDB terão representação de dois deputados cada. Os demais partidos, PDT, PSC, Patriota, Psol e Avante conquistaram uma cadeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp