Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Vice-governador de Rui Costa, João Leão diz que tomou juízo e declara apoio a Bolsonaro

Foto: Reprodução/Instagram/@joaoleaooficial
Vice-governador de Rui Costa, João Leão rompeu com o PT baiano para apoiar ACM Neto e agora apoia Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@joaoleaooficial

Publicado em 09/10/2022, às 16h56 - Atualizado às 16h57   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

"Chega de PT. Chega. Tomei juízo. Eu espero que meu povo da Barra me acompanhe nessa tomada de juízo. Quero uma vida nova, quero partir para uma vida nova e depende sabe de quem? Do povo da Barra", essas foram as palavras do vice-governador João Leão (PP) durante comício na cidade de Barra, no Oeste da Bahia.

João Leão já havia rompido com o PT baiano após ver seu sonho de assumir o governo da Bahia por 9 meses com o descumprimento do acordo que envolvia a saída do governador Rui Costa (PT) da cadeira para concorrer ao governo do Estado. Ele, inicialmente, sairia candidato ao Senado, mas desistiu abrindo vaga para o filho, Cacá Leão, e se candidatou a deputado federal - foi eleito.

No entanto, o pepista adotava postura neutra a nível nacional, com inclinações lulistas - contrariando a posição do PP na Câmara.

Com o desenrolar da campanha eleitoral, o jogo mudou. Ex-ministro da Integração e condenado condenado a 14 anos e 10 meses pelo crime de lavagem de dinheiro por conta do caso do bunker de R$51 milhões no apartamento em Salvador, Geddel Vieira Lima já havia publicado um vídeo de Leão dando a apoio a Bolsonaro.

"Neto está de um lado e do outro. Eu estou com Bolsonaro. ACM Neto não quer se envolver na política nacional", diz Leão no vídeo.

A posição bolsonarista de João Leão não é sem motivo. Interlocutores do PP escutados pelo BNews afirmam que é uma tentativa do vice-governador em manter o seu poder dentro do partido na Bahia. 

O PP vai se fundir com o União Brasil e formar um novo superpartido para o Congresso. Após a derrota de ACM Neto no primeiro turno para Jerônimo Rodrigues, muitos membros da legenda começaram a externar o desejo de retornar à base do PT no Estado. Isso enfraquece muito a liderança de Leão, o que se acentua com a derrota da Cacá Leão (PP) na eleição para o Senado Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp