Eleições / Eleições 2022

XP/Ipespe: Lula abre 11 pontos de vantagem contra Bolsonaro em nova pesquisa; veja números

Foto Lula: Ricardo Stuckert/Divulgação | Foto Bolsonaro: Carolina Antunes/PR

Pesquisa foi realizada por telefone e ainda inclui pré-candidatura de Doria

Publicado em 27/05/2022, às 11h28 - Atualizado às 11h54    Foto Lula: Ricardo Stuckert/Divulgação | Foto Bolsonaro: Carolina Antunes/PR    Vinícius Dias

Uma nova pesquisa do Instituto Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, colocou o ex-presidente Lula (PT) com 11 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa foi realizada por telefone e divulgada nesta sexta-feira (27).

O levantamento ainda aponta que, num eventual segundo turno, Lula abriria 18 pontos de vantagem contra Bolsonaro.

O levantamento, realizado entre 23 e 25 de maio, ainda compreende a candidatura de João Doria (PSDB), que já anunciou estar fora da disputa.

Leia mais

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 23 e 25 de maio. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07856/2022.

De acordo com a pesquisa, Lula aparece com 45% das intenções de voto em primeiro turno, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Segundo turno

Na projeção do segundo turno numa disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista apareceu com 53% das intenções de votos dos entrevistados e entrevistadas no levantamento, contra 35% do atual chefe do governo. A vantagem de Lula é de 18 pontos.Confira os cenários completos abaixo.

XP/Ipespe - 1º Turno
- Lula (PT): 45%
- Jair Bolsonaro (PL) - 34%
- Ciro Gomes (PDT) - 8%
- Simone Tebet (MDB) - 3%
- João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) - 2%
- Brancos/Nulos: 3%
- Indecisos/não respondeu - 2%

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre