Eleições

PT corta três candidatos a vereador para amenizar problema do PCdoB

Publicado em 11/08/2016, às 20h30   Victor Pinto e Luiz Fernando Lima



No imbróglio em torno do PCdoB, cujos pré-candidatos a vereador estavam irados com o presidente estadual da legenda, deputado Daniel Almeida (PCdoB), devida possibilidade de exclusão de quatro nomes para compor o quadro de concorrentes da coligação dos comunistas com o PT e PSD, uma solução surgiu na noite desta quinta-feira (11). A informação chegada ao Bocão News dá conta de que o PT levou para o sacrifício três nomes seus e o PSD abdicou de uma cadeira.

Contudo, os petistas, que não dão ponto sem nó, de acordo com o que confidenciou uma fonte, tiraram meia dúzia por uma dúzia inteira. Os nomes do PCdoB que foram mantidos têm potencial de votos para ajudar na formação de coeficiente eleitoral, ou seja, darão votos necessários para eleger mais candidatos dentro da coligação. O problema é que na atual conjuntura são os postulantes petistas os maiores beneficiados com a costura.

Explica-se: dentro do PCdoB tem gente que seria cortada com estimativa de obter entre 1,5 mil e dois mil votos. Estes sufrágios não são suficientes para garantir a cadeira. Se eles saíssem, como defendeu o dirigente, estes votos poderiam ser centrados em candidatos com projeção de quatro mil. Neste sentido, com seis mil votos, o postulante ficaria dentro da linha corte. Com a manutenção das candidaturas haverá, inevitavelmente, a pulverização e isso favorece candidatos petistas que estimam ter cinco mil votos.

O PT terá 24 candidatos, PCdoB terá 20 e o PSD sairá com 21 nomes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp