Eleições

Pastora trans com dois filhos adotados vai disputar vaga na Câmara

Folhapress
Ela procura desconstruir a ideia de que a Bíblia crava a homossexualidade como pecado  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 14/07/2018, às 21h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

"Se acontecer de eu ser eleita, imagina o nó na cabeça da bancada evangélica? Como assim uma pastora ‘trava’?” Tem gente que faz o sinal da cruz só de pensar na possibilidade, e Alexya Salvador, 37, sabe disso. Mas, para ela, é uma questão de mudar o sistema por dentro. “Quero estar ao lado do Bolsonaro e dizer: o sr. está equivocado.” 

O presidenciável do PSL, para ela, simboliza o pior dos mundos, porta-voz de um conservadorismo que não tolera a diversidade —precisamente o que ela representa, dos pés (tamanho 44) à cabeça (com a cabeleira cacheada recém-ajeitada no salão de beleza).

Alexya é pastora transgênero na ICM (Igreja da Comunidade Metropolitana), que destoa de outras denominações evangélicas por agregar o público LGBTQ. Templos do tipo são chamados de igrejas inclusivas, conceito que Alexya acha curioso. “É tão redundante, né?” Para ela, todas as igrejas deveriam incluir, e não excluir irmãos.

Ela se filiou ao PSOL em 2017, após ouvir o deputado e agora colega de partido Jean Wylls dizer que era o único parlamentar assumidamente homossexual no Brasil. Agora Alexya quer concorrer à Câmara dos Deputados, pois Deus a livre de ter um Congresso à mercê de figuras como Cabo Daciolo, o congressista que começou a carreira política no PSOL e hoje, no Avante, faz “profecias” para Wyllys —“irmão Jean, você vai se casar e ter filhos e levar a palavra de Deus por todo o país”, disse em 2017 na tribuna.

Vaticínio que Alexya dispensaria. Ela, afinal, já é muito bem casada com Roberto, a quem conheceu na escada rolante do metrô da Sé. É também mãe de dois filhos adotados: Gabriel, 13, que tem necessidades especiais (“ele vive no seu mundinho particular”), e Ana Maria, 11, transgênero, como a mãe —que é vice-presidente da Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas).

Religiosa Alexya sempre foi. “Cresci na Igreja Católica porque lá era o único lugar que eu não apanhava”, conta à Folha na sede da ICM, na Santa Cecília (região central de São Paulo). Os sopapos que levava fora dali, de colegas que não aceitavam “o viadinho da turma”, deixavam hematomas. Mas a violência de escutar padres dizendo que gays não eram “obra de Deus” gerava marcas tão ou mais profundas nela.

Na época ela não sabia, mas Alexya nunca foi gay. É uma mulher trans. “Nasci com pênis, então tinha que me comportar como meus pais esperavam. Mas eu queria rodar bambolê, e não jogar futebol.”

Um Natal em particular a marcou. Tinha uns 9, 10 anos. A árvore de Natal da família, em Mairiporã (SP), era um pinheiro encravado numa lata de tinta, com algodão simulando neve e bolas de vidro daquelas que quebravam fácil.

“Lembro que meu pai trabalhou tanto que conseguiu presentes. Pra mim, um carrinho de controle remoto. Pra minha irmã, uma Bebê Boneca. Esperei todo mundo dormir, peguei a boneca e fui no banheiro brincar com ela.”

Quando ainda atendia por Alexander, chegou a fazer seminário. Foi por esses tempos que, voltando de evento na PUC, viu “muitas travestis numa rua”. Tinha 22 anos. “Os outros seminaristas tiraram sarro, mas aquela imagem não saía de mim, me invadiu como se fosse uma luz.”

Terminou o seminário e decidiu contar aos pais que era transgênero. “Minha mãe teve um acesso de riso, meu pai disse: 'Olha, se você for viado até aceito, mas se eu te ver vestido de mulher vou te matar'. Pensei, ok, se ele me aceita como gay já é um começo.”

Aos 28, se assumiu como mulher trans. “A partir de hoje não sou Alexander, não uso mais cueca, vou usar o cabelo até a cintura. Meu pai até engasgou na lasanha que estava chupando.” Hoje ele já a aceita como filha, processo catalisado por um personagem transgênero que o comoveu, o Ivan (Carol Duarte) da novela global “A Força do Querer”.

Muitos não a aceitam, é verdade. Por isso, para cada comentário de ódio que recebe nas redes sociais, Alexya já sabe o que fazer. “Amo a função ‘block’ [bloquear o usuário que incomoda], até ovulo quando bloqueio”, ela brinca.

Os ataques partem inclusive de igrejas inclusivas, que acham a ICM liberal demais. “A gente não tem doutrina, e isso irrita os outros. Aqui dizemos que pode ir bater cabelo na Blue Space e beber seu chopinho no Caneca de Prata se quiser”, diz sobre a balada gay e o bar voltado a esse clube no paulistano Largo do Arouche, respectivamente.

Sua militância maior é na teologia, conta. Procura desconstruir a ideia de que a Bíblia crava a homossexualidade como pecado. Sim, de fato, está lá no livro Levítico, do Antigo Testamento: “Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação”. 

“Mas Levítico também diz que Deus abomina quem veste roupa com dois fios diferentes e come camarão [que seria impuro]. E o apóstolo Paulo rebaixou a mulher a nada, diz que ela não pode comandar assembleia, cortar cabelo, é submissa ao marido”, afirma.

Nesses casos, continua Alexya, as pessoas vêm dizer que não dá para levar tudo ao pé da letra, pois eram outros tempos. “Por que isso de ‘naquele tempo era assim’ não serve para a comunidade LGBTQ?”

Para a pastora, Jesus foi “o primeiro transgênero”, pois “quando encarna no útero de Maria, transgride o gênero divino e assume o humano”. 

Alexya Salvador quer agora transpassar preconceitos. E é bom que o campo progressista faça a lição de casa, diz. Na Parada Gay, por exemplo: “As glamorosas midiáticas que não sabem o que é lavar louça, desconhecem o preço do arroz, são essas que estão com o microfone. Sou da periferia, gata. A trava morta, a bichinha que apanhou, essas não são agregadas ao debate”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp