Eleições

Niltinho pode desistir de ser pré-candidato à prefeitura de Salvador

Arquivo BNews
Eventual mudança não mexerá no arranjo eleitoral PP-PCdoB, oficializado duas semanas atrás  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 06/07/2020, às 19h37   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Niltinho (PP) pode desistir da pré-candidatura a prefeito de Salvador. Segundo fontes próximas ao parlamentar, ele avalia que pode ter maiores dificuldade com suas bases no interior do estado se concentrar energias na disputa pelo comando da capital. 

A agenda de compromissos como candidato em Salvador inviabilizaria sua presença em palanques de prefeitos e aliados que o ajudam a arrematar os 46.164 votos para o primeiro mandato no Legislativo baiano. Assim, o abandono às bases é visto não apenas como um ato de “traição”, como também um prenúncio que pode comprometer sua eventual reeleição em 2022.

Pesa ainda na decisão o cenário eleitoral pouco favorável por causa da pandemia do novo coronavírus, que impede fazer o “corpo a corpo” com o eleitor, fundamental para postulantes de primeira viagem como ele. 

O recuo de Niltinho não deve mexer no arranjo eleitoral PP-PCdoB, oficializado duas semanas atrás, onde ele - apesar de figurar como pré-candidato - era cotado internamente para ser o vice na chapa encabeçada por Olívia Santana. 
Segundo interlocutores da legenda, o PP já estuda outras opções para ocupar espaço na chapa. Por outro lado, não está descartada a chegada de partidos que queiram ajuntar-se à composição sob a condição de pleitear a vice.

Fontes desse entorno político também disseram à reportagem que, se sair de cena, Niltinho esquiva da possibilidade de ter algum desgaste pessoal na relação com o governador Rui Costa (PT), que já externou descontentamento com a dobradinha das legendas.

Em outra ponta, diversos aliados do Palácio de Ondina relatam, em conversas reservadas, que a posição unilateral do governador na escolha de Denice Santiago (PT) como sua principal pré-candidata em Salvador provocou grande insatisfação no grupo.

O namoro entre PP e PCdoB começou com as tratativas feitas pelo presidente da Assembleia, Nelson Leal, para ter o apoio da bancada comunista na engenharia que ele faz para ficar por mais dois anos no comando da Casa.

Agora, os progressistas fazem um movimento de retribuição ao impulsionarem a chapa de Olívia com generoso tempo de televisão e com a representatividade do vice-governador João Leão no palanque eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp