Eleições

Com receita superior a R$ 404 mi, prefeitura de Ilhéus é disputada por sete candidatos

Mateus Pereira/ GOVBA
Sete candidatos buscam se eleger e assumir a cidade localizada no litoral sul baiano   |   Bnews - Divulgação Mateus Pereira/ GOVBA

Publicado em 27/09/2020, às 20h01   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Ilhéus deve ser disputada por sete candidatos a prefeito nas eleições deste ano, se todas as chapas forem aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a cidade localizada no litoral sul baiano possui uma receita total de mais de R$ 404 milhões. 

Pelo Progressistas, Cacá Colchões é o candidato a prefeito e Everaldo Anunciação (PT) será o vice, escolha que teve o aval do governador Rui Costa (PT). Cacá é comerciante e ex-vice-prefeito da cidade. Já Anunciação é ex-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. A coligação conta também com o PCdoB, Rede e Democracia Cristã (DC). 

O atual prefeito Mário Alexandre (PSD), mais conhecido como Marão, tem o ex-deputado federal e suplente de senador Bebeto Galvão (PSB) como vice. A dupla terá que enfrentar uma grande resistência por parte da população, já que fontes locais apontam uma alta rejeição ao trabalho realizado por Marão à frente da prefeitura. Apoiam a chapa o PV, PSL, Podemos, PL, PMB, PSC, Republicanos e Avante.

A coligação DEM, PSDB, PTC, Cidadania, MDB e Patriota escolheu o empresário Valderico Junior como candidato a prefeito e o professor Dorival Filho na vaga vice. Junior é filho do ex-prefeito Valderico Reis, que se elegeu em 2004, mas foi cassado. A candidatura conta com apoio dos demistas ACM Neto, prefeito de Salvador, e Paulo Azi, deputado federal, entre outros políticos.

Pelo Partido Trabalhista Brasileiro, o candidato a prefeito é o Professor Reinaldo Soares e o vice é Junior da Construfort. Soares é natural de Uruçuca e residente em Ilhéus há 30 anos. Ele é mais conhecido como Professor Reinaldo do IBEC e se dedica há mais de 20 anos à área da Educação. 

O empresário Roberto Barbosa é o candidato do Solidariedade para disputar a prefeitura de Ilhéus. Como vice, o partido optou pelo aposentado Gildo Pinto. Eles pretendem ‘lutar contra os grupos políticos que dominam a cidade por décadas’.

O PSOL confirmou a ialorixá e militante de movimento negro, Bernadete Souza como candidata a prefeita. A jornalista e ativista social Jack Meira disputará como “co prefeita”. Elas buscam colocar a liderança feminina pela primeira vez à frente da gestão municipal.

O ex-vereador Cosme Araújo será a aposta do PDT. Conhecido local e nacionalmente por ser um dos advogados da modelo Najila Trindade, que acusou Neymar de estupro, ele terá como vice o Coronel Idilceu Bastos.  

Matéria relacionada:

Eleições 2020: Ilhéus desponta com nove pré-candidatos à prefeitura

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp