Eleições

PP nacional cogita lançar João Leão para o Senado em chapa encabeçada por Neto, diz coluna

Divulgação
Constantemente, e em mais de uma ocasião, o atual governador do Estado já compartilhou publicamente sua intenção de permanecer no cargo até o final de 2022. Caso isso aconteça, Rui não se desincompatibilizaria, e Leão não poderia assumir o governo baiano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/11/2021, às 12h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Caso o governador Rui Costa (PT) decida ficar no cargo até o final do mandato, a direção do PP cogita lançar o atual vice-governador, João Leão, do partido, ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao Executivo Estadual no ano que vem.

É o que apurou o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. 

Segundo a publicação, embora Leão declare publicamente que irá apoiar o PT em 2022, a direção nacional do partido, em Brasília, começa a esboçar um futuro político diferente para o vice de Rui diante da possibilidade do petista  decidir cumprir seu mandato até o final.

Constantemente, e em mais de uma ocasião, o atual governador do Estado já compartilhou publicamente sua intenção de permanecer no cargo até o final de 2022. Caso isso aconteça, Rui não se desincompatibilizaria, e Leão não poderia assumir o governo.

Por sua vez, ele não estaria automaticamente em um cenário de candidatura à reeleição. Em setembro, o vice chegou a dizer que trabalha para subir ao posto político mais importante do Estado, independentemente de Rui disputar mandato nas próximas eleições.

“Se Rui sair, se Rui não sair, eu serei governador da Bahia”, garantiu em setembro deste ano. O PT, contudo, trabalha para lançar o senador Jaques Wagner (PT) para disputar a sucessão de Rui no ano que vem. 

Se a nível nacional, o PP deve apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022, as alianças locais do partido devem seguir interesses caso a caso. 

Leia Também

Dois casos da ômicron são confirmados no Reino Unido

PSDB retoma prévias mas plataforma registra problemas com iPhone

Ministro de Bolsonaro sobre carnaval: "Quero assistir de camarote ao que governadores e prefeitos vão fazer"

Fábio Vilas-Boas e Leo Prates trocam farpas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp