Eleições

Revoltado com governo Dilma, Buerarema em peso votou em Aécio no 1º turno

Imagem Revoltado com governo Dilma, Buerarema em peso votou em Aécio no 1º turno
Tucano teve 66% dos votos válidos contra 25% de petista  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/10/2014, às 19h18   Redação


FacebookTwitterWhatsApp


O município de Buerarema, no sul baiano vive há dez anos sob tensa disputa entre produtores rurais e índios tupinambás. Os primeiros perderam propriedades rurais, invadidas pelos índígenas que, por sua vez, reivindicam o direito à terra.

Reportagem do jornal A Tarde deste domingo mostra que basta uma breve conversa com moradores locais para compreender aquilo que qualificam como falta de dedicação do Governo Federal para solucionar os impasses.

Por conta disso, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) superou a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições e Buerarema foi o único dos 417 municípios baianos onde o tucano teve mais votos que a petista. Os eleitores bueraremenses
deram 66,63% dos votos válidos a Aécio contra 25,74% de Dilma. Dos 10.720 eleitores, votaram 9.217.

A pendenga sobre regularização da demarcação de terras na região se arrasta no Ministério da Justiça (MJ) sem resolução há anos.

Durante a visita de Dilma a Salvador na última quinta-feira (9), o governador Jaques Wagner (PT) chegou a anunciar que iria ao município esta semana para tentar reverter a situação e garantir 100% dos municípios baianos favoráveis a Dilma, caso os votantes no estado repitam os votos dados no 1º turno das eleições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp