Entretenimento

Vaquejada de Serrinha leva tradição do vaqueiro para alunos da rede pública

Imagem Vaquejada de Serrinha leva tradição do vaqueiro para alunos da rede pública
Evento é gratuito e conta com uma programação que garante aos estudantes um contato direto com as tradições  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/09/2014, às 15h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Vaqueiro desde os 15 anos de idade, Ivo Ferreira, natural do Pernambuco, aos 67 anos de idade, comenta sobre as diversas mudanças pelas quais a vaquejada atravessou durante o passar dos anos. “Na minha época a gente usava traje de couro, a montaria era diferente, o chão era de terra batida e cascalho. Hoje o espaço é uma superfície de 50 cm de areia, com limites definidos e um regulamento, a segurança passou a ser importante e todo vaqueiro hoje usa capacete para se garantir”. Destacou.
Essa e muitas outras histórias fazem parte do universo do vaqueiro e da vaquejada, e é com o intuito de disseminar e manter viva a identidade e a cultura do vaqueiro no município de Serrinha que fica localizado a 173 km da capital baiana, que o Grupo de Vaquejada Maria do Carmo, promove entre os dias 02 e 03 de setembro, um evento que tem a finalidade de proporcionar aos alunos da rede pública municipal um momento de lazer e conhecimento para crianças e jovens, que desejam conhecer mais sobre a cultura nordestina.
Com início previsto às 09h da manhã, no Parque de Vaquejada Maria do Carmo, localizado na Avenida Valdete Carneiro, o evento é gratuito e conta com uma  programação que garante aos estudantes um contato direto com as tradições dos Vaqueiros, através de bate-papo, simulação de corrida, passeio, sorteio de brindes, entre outras diversificadas atividades.

Vaquejada de Serrinha
A história da Vaquejada de Serrinha remonta ao ano de 1967, quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que representasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Era o surgimento da tradicional Vaquejada de Serrinha, já nos primeiros anos de existência, a festa tornou-se um grande sucesso e garantiu sua consolidação no cenário nacional.
Além de gerar renda e movimentar a economia da região, a Vaquejada coloca o interior em evidência entre os principais festejos do ano. Os principais ingredientes da Vaquejada sempre foram e são: a alegria e a vontade de participar.
Foi a partir da visão empresarial dos irmãos Vardinho e Carlinhos Serra, que a festa ganhou força e prestígio, os prêmios antes simbólicos, tornaram-se um dos maiores do Brasil, atraindo diversos Vaqueiros de todo o País. A estrutura se desenvolveu, e todo ano mega shows abrilhantam os dias da festa, com apresentação de grandes artistas do cenário nacional. A Vaquejada comprovou ser um dos maiores eventos culturais e esportivos do Brasil.
Atrai ao seu redor inúmeras possibilidades de empregos, negócios e entretenimento, favorecendo o turismo e proporcionando um clima de descontração e valorização da cultura local. O vaqueiro é um dos principais representantes de Serrinha, e é na Vaquejada que ele tem a sua justa homenagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp