Entretenimento

Após protesto de ator, caminhão da Defensoria é removido da frente de seu restaurante no Pelourinho; DPE explica situação

Reprodução
A prefeitura de Salvador também foi procurada, mas até o momento a reportagem não obteve resposta  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/02/2024, às 14h32 - Atualizado às 14h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ator baiano Érico Brás, de 44 anos, desabafou após a prefeitura de Salvador escolher a frente de seu restaurante, no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, como ponto de estacionamento para abrigar um caminhão da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).

Segundo o artista, o caminhão está parado em frente ao seu restaurante Ó Paí Ó, fato que tem prejudicado seu estabelecimento, fazendo 90% das vendas despencarem. Após publicação feita pelo BNEWS, a assessoria da DPE procurou a reportagem e informou que o veículo já foi removido. A prefeitura também foi procurada, e, até o momento, o site aguarda um posicionamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

Em vídeo enviado ao site, o ator reclama que já procurou a prefeitura e a DPE-BA, mas não tinha obtido nenhuma resposta. Segundo a Defensoria, “historicamente, durante o carnaval, a Defensoria Pública realiza atendimento itinerante no Terreiro de Jesus, onde estaciona o caminhão, prestando assistência jurídica às pessoas em situação de vulnerabilidade, sempre em frente à Basílica”.

Ainda de acordo com a DPE, neste ano, o alvará emitido pelo poder público que autoriza o local onde o equipamento deve ficar estacionado, “desta vez foi direcionado para a frente do restaurante, e a instituição não poderia ficar em local diverso do que foi estabelecido. Importante ressaltar que o local não foi uma escolha da Defensoria, mas uma determinação do órgão responsável pela concessão das autorizações”.

Diante da reclamação, a Defensoria destacou que vai pedir novo alvará à Prefeitura para manter o atendimento ao público, mas em outro local de grande circulação de foliões(ãs). Ainda neste sábado, o caminhão irá para a Praça Municipal Tomé de Sousa, também no Pelourinho, onde ficará até o domingo. Na segunda e terça-feira, a Unidade será realocada para atender no circuito Barra Ondina, como anteriormente previsto.

A assessoria salientou ainda que Érico Brás é um parceiro da DPE, foi padrinho da campanha Sou Pai Responsável, em 2019, e contribuiu para a divulgação dos direitos de crianças e adolescentes a terem um pai responsável presente, motivo pelo qual a instituição tem grande respeito e apreço pelo ator.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp