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Há mais de um século, a Guerra de Espadas se tornou uma tradição polêmica e que reúne pessoas para, literalmente, brincar com fogo, principalmente no São João. Esse evento é enraizado nas cidades do recôncavo baiano, como Cachoeira, Cruz das Almas, Muritiba, e também presente um pouco mais distante, em Senhor do Bonfim. Durante as noites de junho e início de julho, as ruas se transformam em 'campos de batalha' onde espadeiros acendem fogos de artifício e simulam combates.
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A espada junina é um artefato antigo, que evoluiu ao longo do tempo. Os materiais utilizados para sua produção incluem bambu, pólvora, limalha de ferro, barro e cordão de sisal. Muitos espadeiros se concentram para utilizar esses fogos de artifício que produzem um odor desagradável para alguns e um barulho intenso que impede os moradores de descansarem, resultando em noites mal dormidas.
As fachadas das casas frequentemente aparecem riscadas ao amanhecer, levando alguns moradores a protegerem suas propriedades com papelão ou tapumes. Para se proteger, alguns participantes utilizam roupas jeans, capacetes, luvas e óculos, prevenindo-se de queimaduras mais graves.
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A subtenente do Corpo de Bombeiros, Sueli Dias Ribeiro, destaca que, embora rica em significado cultural, a prática da Guerra de Espadas é proibida pela Justiça baiana desde 2017. A decisão visa coibir a fabricação, transporte, comercialização e utilização desses artefatos devido aos altos riscos envolvidos. No entanto, a tradição persiste clandestinamente, desafiando as diretrizes do Ministério Público e das forças de segurança. "Casos de confronto à lei devem ser lavrados com autos de prisão em flagrante, sem conceder fiança, como prevê a Lei 10.826/2003, que classifica a espada junina como arma de fogo, sendo um artefato de uso e controle restrito", explica a subtenente.
A produção das espadas é artesanal, muitas vezes em locais improvisados como barracões e depósitos, resultando em frequentes acidentes. O Cabo do Corpo de Bombeiros, Michel de Freitas Santos, explica que os acidentes variam de incêndios a queimaduras de diferentes graus, afetando tanto os fabricantes quanto a população envolvida nas festividades. "As queimaduras de 1º grau melhoram em três a seis dias, podendo descamar sem deixar sequelas. Queimaduras de 2º grau envolvem a epiderme e a derme superficial, com bolhas e aparência úmida. Já as queimaduras de 3º grau são as mais graves, destruindo completamente a derme e afetando tecidos subcutâneos, nervos e até ossos", detalha Santos.
O Soldado Bombeiro Militar, Mateus Aquino Pedreira Rabelo, ressalta a importância de cuidados específicos no tratamento de queimaduras. "É indicado esfriar o local ferido com água corrente por vários minutos, evitando tocar na queimadura, aplicar gelo, furar bolhas, descolar tecidos grudados ou usar substâncias inadequadas como manteiga ou creme dental", orienta Rabelo.
A espada é um artefato com séculos de existência, provavelmente de origem árabe do século XIV, inicialmente com função bélica O pesquisador Moacir Carvalho diz em seu artigo 'Brincando com fogo: origens e transformações da guerra de espadas em Cruz das Almas' que, possivelmente, a guerra de espadas no Recôncavo seria "o resultado de uma síntese simbólico-material entre motivos militares e religiosos", mas se transformando em um evento particular do São João.
Até meados de 2009, a guerra envolvia disputas entre grupos pelo controle de espaços, utilizando espadas como armas simbólicas. Na década de 1940, o festejo era familiar e doméstico, enquanto nas décadas de 1960 e 1970, visava fascinar o público pela qualidade das espadas. Nos anos 1980, a prática se tornou um espetáculo exibido para um público mais amplo, com cobertura da mídia.
A palavra "espada" está ligada à manipulação do artefato pelo "guerreiro", o participante das batalhas. A evolução da guerra de espadas reflete a transformação cultural e social do recôncavo baiano, permanecendo uma tradição que, apesar de sua proibição, continua a despertar paixão e polêmica.
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