Entretenimento

Atriz da Globo, forrozeiros e personalidades lamentam morte da cantora Rita de Cássia; veja homenagens

Reprodução / Instagram
A cantora Rita de Cássia morreu nesta terça-feira (3), em Fortaleza, em decorrência de uma fibrose cística  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 04/01/2023, às 06h52


FacebookTwitterWhatsApp

O forró está de luto. A morte da cantora Rita de Cássia, aos 49 anos, nesta terça-feira (3), gerou tristeza em representantes da cultura nordestina em todo país. Famosa pela trajetória em cima dos palcos e pelas composições, a artista faleceu em decorrência de uma fibrose cística após luta contra o diagnóstico de fibrose pulmonar.

O falecimento gerou homenagens de diversos artistas nas redes sociais. Em seu perfil oficial do Twitter, a atriz da Globo e cantora, Lucy Alves, lamentou a perda. "Viva Rita de Cássia", escreveu ao compartilhar um vídeo. "Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. (...) Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante pra gente. Viva Rita de Cássia", declarou.

O cantor Xand Avião, da banda Aviões do Forró, também prestou homenagem à artista. "Quando chega a noite vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações", escreveu ao compartilhar um vídeo cantando ao lado da forrozeira.

A cantora Taty Girl utilizou seu perfil oficial do Instagram para se manifestar sobre a perda. "Não consigo acreditar. #ForródeLuto. Descanse minha poeta", postou com uma foto em que Rita aparece sorridente. Nos comentários, muitos fãs lamentaram o falecimento.

A banda Mastruz com Leite, onde a cantora gravou os hits, "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de um Vaqueiro", dois dos principais sucessos, emitiu uma nota de pesar pública. "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto… tudo isso fazem parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo! Seu legado será eterno Rita de Cássia", publicou.

Quem também se manifestou foi o poeta Bráulio Bessa, considerado um dos principais representantes da cultura nordestina na atualidade. No Instagram, ele revelou que Rita era sua conterrânea. "Rita de Cássia, minha conterrânea e amiga, sua partida partiu nossos corações. Siga encantando os anjos com seu forró que tanto cantou o amor", postou.

Já o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), estado onde nasceu Rita de Cássia, classificou a artista como uma das maiores referências do forró. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. (...) Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, e fãs por todo o país", disse.

  • Quem é Rita de Cássia?

Natural da cidade de Alto Santo, no estado do Ceará, tinha 49 anos, e recentemente recebeu o título de 'A Maior Compositora de Forró do Brasil', por ter mais de 500 composições, sem parcerias, sendo muitas delas gravadas por bandas renomadas do gênero.

Entre as canções de destaque estão "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro", ambas gravadas pela banda Mastruz com leite. Ela também emplacou sucessos gravados pelas bandas Catuaba com Amendoim, Cavalo de Pau, Mel com Terra e Aviões do Forró.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp