Entretenimento

Axé 40 anos: Russo Passapusso e Beto Barreto, do BaianaSystem, refletem sobre legado e impacto do gênero na Bahia

Devid Santana/BNews
Vocalista e guitarrista do grupo musical concederam entrevista ao BNews  |   Bnews - Divulgação Devid Santana/BNews
Gabriela Araújo

por Gabriela Araújo

[email protected]

Publicado em 22/11/2024, às 08h00



Mesmo diante das constantes transformações culturais, a música baiana transcende o tempo, e a Axé Music atua como um dos pilares dessa resistência. Isso é o que afirmam o cantor Russo Passapusso e o guitarrista Beto Barreto, do BaianaSystem. Em entrevista ao BNews, Beto, idealizador do grupo, falou sobre os 40 anos do gênero musical, celebrado em 2025.

O marco é muito mais amplo do que uma data específica que se tenta identificar como 40 anos. Da mesma forma que, antes do Ilê Aiyê, existem os Filhos de Gandhy e o Afoxé, que começam lá atrás. Então, eu acho que, principalmente aqui, na Bahia, isso tem um raio que vai muito além, às vezes, de uma data específica”, declarou.  

Já Russo detalhou o que pensa sobre o surgimento de novos artistas e gêneros musicais no Brasil e o papel da Axé Music nesse cenário. 

A música é isso, que vai fazendo a gente ir, cada vez mais, se renovando, renascendo a cada movimento. O que segue vivo, que eu acho mais importante, é a mensagem de resistência na Bahia, através do samba reggae, que nos ensina isso. Essa é a vida que eu acho que tem que fazer uma celebração muito forte, a vida musical pela resistência, e o Axé como força disso tudo”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp