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Carnaval 2024: Ana Paula Matos faz balanço dos cinco dias de folia e destaca assistência a saúde bucal: "1.100 atendimentos"

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A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, comemora os números  |   Bnews - Divulgação BNews

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Durante os cinco dias oficiais do Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou um índice impressionante de resolutividade nos atendimentos realizados nos módulos instalados nos circuitos da folia. Com uma taxa de 95,7%, a grande maioria das ocorrências de saúde foi solucionada nos próprios pontos de atendimento, evitando a necessidade de encaminhamentos para hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

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Em entrevista a equipe do BNews, na sala de imprensa do circuito Osmar (Campo Grande), nesta terça-feira (13), a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou a importância da presença da saúde em pontos estratégicos do Carnaval, enfatizando a capacidade resolutiva dos módulos. Matos destacou que essa eficiência não apenas beneficia os pacientes, mas também evita sobrecarregar a rede de retaguarda, que já enfrenta uma demanda significativa durante todo o ano.

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, mais de 4,3 mil foliões foram assistidos nos 15 módulos distribuídos pelos circuitos, com apenas 190 casos que demandaram encaminhamento para unidades de retaguarda para avaliação especializada. A maioria dessas ocorrências foi absorvida pelas UPAs de Brotas e Barris, totalizando 86 pacientes.

Além dos atendimentos nos circuitos, a SMS ampliou o suporte de saúde este ano, com a adição de quatro novos módulos, totalizando 15 unidades, e um aumento de 16% no número de leitos. Um desses módulos foi instalado na praça do Campo Grande, um dos circuitos mais movimentados, onde mais de 90 pacientes foram acolhidos, incluindo casos de alta complexidade.

Ana Paula Matos explicou que a instalação desses módulos visa otimizar o atendimento, evitando a necessidade de transporte de pacientes para locais distantes, especialmente durante a passagem dos trios, e anunciou planos para ampliar ainda mais a estrutura no próximo ano.

A secretária destacou a ação de cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal que fazem parte da equipe assistencial que atende filhos dos ambulantes do Carnaval:

“E outro positivo é a nossa equipe do Cerest, cuidando dos trabalhadores e os cordeiros, cuidando toda a atenção, a saúde local, ter mais de 1.100 atendimentos, e cuidando de quem precisa, que são os trabalhadores e suas famílias.”

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