Entretenimento

Saiba quem é a chef baiana responsável por preparar jantar oferecido por Lula e Janja após posse em Brasília

Arquivo Pessoal
Nara foi responsável por servir casquinha de castanha com farofa de licuri  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 03/01/2023, às 10h23 - Atualizado às 10h33


FacebookTwitterWhatsApp

A chef baiana, Nara Amaral, foi responsável por preparar uma das entradas do jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, a socióloga Janja, após a cerimônia de posse, na tarde de domingo (1º), em Brasília. Nara foi responsável por servir casquinha de castanha com farofa de licuri.

Segundo Nara, levar a culinária baiana para todas as pessoas, é um lema da sua carreira. "Como chef, cheguei em lugares jamais imaginados", disse ela ao G1 Bahia.

A apresentadora e também chef, Bela Gil, foi quem convidou Nara para participar do evento. Bela foi uma das responsáveis por organizar a comemoração, que reuniu chefes de Estado, de governo e representantes de outros países. A filha do cantor Gilberto Gil foi nomeada para o núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da equipe de transição do governo eleito.

O jantar, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e da esposa dele, Maria Lúcia Alckmin. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de ministros do novo governo e parlamentares marcaram presença no evento.

Como tudo começou

Nara nasceu em Ipiaú, no extremo sul da Bahia, e mudou-se para Salvador ainda na adolescência. Há mais de dez anos ela trabalha com gastronomia. Antes de se tornar o sucesso na gastronomia, a chef tinha o costume de receber amigos e parentes em casa, que saboreavam as comidas que ela fazia sempre que podia.

A casa onde Nara morava era de esquina, as janelas ficavam de frente para a rua, os amigos e familiares ao invés de entrar pela porta da frente, pulavam as janelas. Esse foi o motivo dela batizar o empreendimento como Di Janela. No começo, surgiu como uma necessidade para complementar a renda e se tornou um point da capital baiana.

Sucesso na cozinha

Em 10 anos, o restaurante Di Janela localizado no bairro da Saúde, no Centro Histórico de Salvador, passou a atrair dezenas de pessoas, entre elas famosas como a cantora, Maria Rita, as atrizes Bárbara Paz e Marisa Orth. Apesar de relativamente pequeno, simples, com mesas e cadeiras na rua, o espaço é muito aconchegante.

O sabor da comida feita por Nara se espalhou pelo Brasil, boca a boca, e em 2022, ela fundou, na mesma rua do Di Janela, O Bar Provisório.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp