Entretenimento

Criador de 'O Menino Maluquinho', desenhista brasileiro Ziraldo morre aos 91 anos

Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo a família, Ziraldo morreu dentro do seu apartamento, no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 06/04/2024, às 16h33 - Atualizado às 16h58


FacebookTwitterWhatsApp

Criador do famoso personagem do desenho brasileiro “O Menino Maluquinho” e da “Turma do Pererê”, o desenhista e escritor Ziraldo morreu neste sábado (06), aos 91 anos. Segundo a família, ele faleceu às 15h, de forma natural, quando estava dormindo em seu apartamento localizado no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

➡️ Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ziraldo não era apenas um apelido, sendo também seu nome de batismo: Ziraldo Alves Pinto. Ele nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). O nome é uma combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). O desenhista era o mais velho dos sete irmãos da família e passou toda infância e terras mineiras.

Cartunista Ziraldo
Cartunista Ziraldo - Foto: Divulgação

No ano de 1939, com apenas seis anos de idade, seu primeiro desenho foi publicado no jornal “A Folha de Minas”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo e tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio. Antes de começar nos desenhos infantis, Ziraldo já havia trabalhado no “Jornal do Brasil” e em “O Cruzeiro”, publicando publicou charges políticas e cartuns.

Nos anos 60, Ziraldo criou a “Turma do Pererê”, que era composto pelos personagens do Folclore Brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. Essa foi a primeira revista brasileira do gênero infantil feita por um único autor. Durante o regime militar, ele se juntou a outros humoristas para fundar a revista “O Pasquim”. 

Capas de "O Menino Maluquinho" e a "Turma do Pererê"
Capas de "O Menino Maluquinho" e a "Turma do Pererê" - Foto: Reprodução/Amazon

Mas seu maior sucesso só foi criado em 1980, quando nasceu “O Menino Maluquinho”, sendo considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro na história. A família de Ziraldo não informou sobre o velório e sepultamento do desenhista e escritor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp