Entretenimento

Drags da Independência: Projeto conta história da Bahia através da arte drag

Divulgação
Drags fazem espetáculo e até recital para explicar história  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 23/11/2023, às 13h30


FacebookTwitterWhatsApp

A arte drag vai dar vida a personagens invisibilizadas da História da Bahia no “Drags da Independência”, projeto que realiza diversas ações em Salvador entre os meses de novembro e dezembro de 2023. A proposta, idealizada pela drag queen baiana Spadina Banks e realizada pela DAN Território de Criação, reúne, além de Spadina, as artistas Barbárie Bundi, Ferah Sunshine, Valerie O’rarah, Rainha Loulou e Dandara em um programa de ações que começam com a terceira edição da Escola de Drags, passando por recital, espetáculo e que terminam com um cortejo performático aberto, realizado no centro da cidade, em dezembro.   
“Drags da Independência” reconta a história da independência da Bahia com narrativas LGBTQIAPN+, celebrando a força da arte drag, vertente artística que historicamente se traduz em um ato político por respeito, inclusão, representatividade e reconhecimento de direitos. Sem saírem do papel ativistas, as drag queens têm permeado a cultura contemporânea, em um movimento global impulsionado pelo sucesso de reality shows de TV e streaming, capitaneados pelo programa RuPaul’s Drags Race, e, nacionalmente, por artistas do mainstream como Pabllo Vittar e Glória Groove.
A primeira ação do projeto é a realização da “Escola de Drags - Ano III”, um laboratório criativo gratuito sobre as ferramentas de construção de uma drag queen. Com edições anteriores em 2016 e 2021, nesta edição a Escola promoverá a pesquisa da identidade brasileira na arte drag. A experiência é aberta a todas as pessoas interessadas em arte drag, são 20 vagas, e as inscrições estarão abertas de 20 a 25 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp