Entretenimento

Em meio às comemorações da Globo, ator baiano critica ausência de autores negros em 70 anos de novelas

Reprodução / Instagram
O ator baiano ganhou apoio de outras personalidades negras após publicar o desabafo nas redes sociais contra os 70 anos de novelas  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 22/12/2021, às 12h13 - Atualizado às 12h21   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

A TV Globo está comemorando a marca de 70 anos de telenovelas, quando montou até um especial em meio à sua programação. Apesar do "documentário" reunir grandes nomes da dramaturgia, nem todos os atores da emissora parecem estar satisfeitos com a celebração.

dan ferreira

Prova disso é que Dan Ferreira utilizou seu perfil oficial do Instagram para fazer uma crítica ao momento. O ator baiano destacou a ausência de autores negros em sete décadas de produções. "Mas o que evidencia o inaceitável, o que não é digno de celebração, é o fato de nesses 70 anos, nenhuma pessoa negra ter assinado uma telenovela. Temos autores e autoras negras premidas que poderiam escrever novelas sobre qualquer temática, mas em setenta anos isso ainda não aconteceu. Até mesmo as novelas que abordaram temas de predominância ou origem afro-brasileira como, samba, carnaval, Bahia, religiões de matriz africana, subúrbio, favela, não foram assinadas por autorxs negrxs", diz parte do desabafo.

Nos comentários, ele ganhou apoio de outras personalidades negras, incluindo a esposa e atriz Jessica Ellen. "Costura direitinho meu cirurgião", postou o ator Maicon Rodrigues. "Seu questionamento foi o mesmo que me fiz nessas últimas semanas. As telenovelas brasileiras nunca foram escritas por nós e as nossas representações sempre foram inconsistentes; pois nunca são pensadas a partir de nós, pessoas negras", destacou a historiadora Giovanna Heliodoro. "Cuidado pro Tiago Leifert não vir aqui dizer que se tu não tá gostando é só se demitir", debochou o humorista Yuri Marçal lembrando a polêmica de Tiago Leifert e Ícaro Silva.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp