Entretenimento

Bruce Willis faz pausa na carreira após diagnóstico de doença rara; saiba detalhes

Reprodução
Entenda melhor a doença e quais são seus sintomas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/03/2022, às 16h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A família do ator Bruce Willis revelou, nesta quarta (30), que o ator foi diagnosticado com a doença Afasia, um transtorno de linguagem decorrente de uma lesão cerebral, que pode afetar adultos e idosos, Diante disso, o artista dará uma pausa em sua carreira para tratar a condição. 

"Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas", inicia a nota. "Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuo".

Estrela de filmes como "G.I. Joe: Retaliação", "Os mercenários", "O sexto sentido" e da franquia "Duro de matar", tem 67 anos e já conquistou um Globo de Ouro e um Emmy de melhor ator em série de comédia ou musical, em 1986, por "Moonlighting", e um Emmy de melhor ator convidado em Série de Comédia em 2000, pela participação em "Friends".

Leia também:

Sergipe registra queda em número de pacientes internados em leitos de UTI-Covid
Fiocruz considera prematura retirada de máscaras e passaporte
Mata de São João e Porto Seguro se antecipam e liberam uso de máscaras em ambientes abertos

Afasia

A afasia é uma condição médica que pode afetar a capacidade de uma pessoa de falar, escrever e entender a linguagem, tanto verbal quanto escrita. No entanto, cada um desses aspectos da linguagem está localizado em uma parte diferente, por isso existe mais de um tipo de afasia.

Segundo o Guida de doenças e sintomas, do Hospital Albert Einstein, a diferenciação dos tipos de afasias, dentre outros sinais e sintomas neurológicos, são parte importante da avaliação neurológica, auxiliando na investigação das causas e na localização das diferentes lesões neurológicas que levam ao quadro.

As afasias já apresentaram vários tipos de classificação ao longo da história da neurologia. As classificações difundidas hoje são aquelas que possuem utilidade clínica comprovada. Testes neuropsicológicos, como por exemplo, o teste de afasias de Boston, são testes padronizados ao redor do mundo, geralmente aplicados por neuropsicólogicos, que ajudam a entender os diferentes tipos de disfunção da linguagem nas afasias.

Várias funções da linguagem são avaliadas por esses testes como: fluência do discurso, compreensão do discurso, capacidade de nomeação, capacidade de repetição, leitura, escrita. A anamnese adequada e o exame neurológico, realizados por neurologistas experientes, associado aos resultados dos testes neuropsicológicos podem dar pistas a respeito da localização da lesão cerebral além da causa das afasias. Podemos dividir as afasias em dois grandes grupos baseado na fluência do discurso: afasias fluentes e afasias não fluentes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags