Especial

BNews 10 anos: Os fatos mais marcantes no mundo dos famosos e do entretenimento baiano ao longo de uma década

Ilustrativa
Entre os fatos marcantes, estão shows históricos, mudanças no Carnaval, curiosidades e despedidas   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 18/09/2020, às 05h30   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Celebrando dez anos de história, a reportagem do BNews separou os principais destaques noticiados pelo site, que marcaram época ao longo de uma década de trajetória. Entre os fatos marcantes, estão aqueles que movimentaram o mundo dos famosos e do entretenimento baiano, que reúne shows históricos, mudanças no Carnaval, curiosidades e despedidas.

AMIGAS!
Em 2010, pela primeira vez, Ivete e Cláudia Leitte colocam fim aos boatos sobre inimizade, de forma pública. Contrariando os rumores de que elas não se dão bem, as cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte posaram juntas nos bastidores do programa "De frente com Gabi", da apresentadora Marília Gabriela, onde foram entrevistadas.

BEYONCÉ EM SALVADOR!
Naquele mesmo ano, um show entraria para história do entretenimento da Bahia. A cantora norte-americana Beyoncé se apresentou na capital baiana e fez a festa das 45 mil pessoas (número divulgado pela organização do evento) que compareceram ao Parque de Exposições.

O ADEUS DE DONA CANÔ!
No finalzinho de 2012, a notícia que marcou a Bahia e também o mundo dos famosos, até mesmo pelo reconhecimento artístico, foi a morte de Dona Canô. A matriarca da família Veloso faleceu aos 105 anos, em sua casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.

A NOVA FESTA DE RÉVEILLON DE SALVADOR!
Em 2013, o Réveillon de Salvador foi realizado pela primeira vez na Praça Cairu, no bairro do Comércio, deixando o ponto tradicional no Farol da Barra. Ali, reunindo grandes nomes da música baiana e nacional, a exemplo de Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Anitta, Saulo, Gusttavo Lima e outros, iniciava o que logo depois seria chamado de Festival Virada Salvador e se tornaria um dos principais produtos comerciais de entretenimento da capital baiana, sendo posteriormente transferido para a região da Boca do Rio.

AVENIDA CARLOS GOMES EXCLUÍDA DO CARNAVAL!
O fato que marcou o ano do entretenimento baiano neste ano foi logo no Carnaval. Em 2014, pela primeira vez, o tradicional circuito Osmar (Campo Grande) teve seu trajeto modificado, quando a Avenida Carlos Gomes foi excluída dos desfiles de trios, que terminaram seu percurso na Praça Castro Alves. Dois anos depois, o circuito voltou a ter a mesma extensão, de 6km.

O NOVO PRÉ-CARNAVAL DE SALVADOR!
Em 2015, o Carnaval de Salvador ganhou mais um circuito, destinado ao Furdunço e Fuzuê, este último daria a largada no ano seguinte. A homenagem prestada a Orlando Tapajós nomeia o trajeto entre Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra, e concentra as festas pré-carnavalescas da cidade com desfiles de minitrios, fanfarras e grupos culturais.

QUEM É ESSE AÍ PAPAI?
Foi em 2016, logo no início do ano, que Ivete Sangalo se tornou um dos assuntos mais comentados da internet após protagonizar uma cena de ciúmes, durante seu show no Réveillon, em Guarajuba, litoral norte da Bahia. De cima do palo, a cantora avistou uma mulher conversando com seu marido Daniel Cady e disparou a famosa frase: "Quem é essa aí papai? Tá cheia de assunto. Vou chegar "rumando"".

IVETE FORA DO CARNAVAL!
Uma das principais estrelas da música baiana, Ivete Sangalo voltou a marcar o ano em 2018. Grávida das gêmeas Marina e Helena, ela decidiu ficar de fora do Carnaval de Salvador pela primeira vez na carreira, que naquele ano, aconteceu em seus últimos dias de gestação. Prova disso é que as irmãs nasceram no sábado da folia, no dia 10 de fevereiro.

NÃO TEVE FESTIVAL DE VERÃO
Tradicional evento do verão de Salvador, que sempre atraiu turistas de diversas partes do país, o Festival de Verão não foi realizado em 2019. O adiamento aconteceu para mudança de data, já que depois 17 anos sendo feito no Parque de Exposições de Salvador, a festa se mudou para Arena Fonte Nova em 2016, alterando a realização para o mês de dezembro. Sendo assim, ao buscar a retomada para o início do ano, como antes acontecia, a edição de 2019 foi adiada e só realizada em 2020.

SÃO JOÃO CANCELADO
Devido à pandemia de coronavírus, nesse ano, os baianos ficaram sem uma das maiores celebrações culturais do ano: os festejos juninos. O surto da doença provocou o cancelamento das festas de São João e São Pedro em toda Bahia, e o "arrasta pé" teve que ser dentro de casa mesmo, totalmente diferente de como manda a tradição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp