Entretenimento
O roteirista Rafael Dragaud, ex-marido de Preta Gil, esteve presente no velório da cantora nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele se juntou à família, amigos e fãs que foram prestar as últimas homenagens à artista, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, após complicações de um câncer.
Dragaud, com quem Preta foi casada no início dos anos 2000, prestou uma homenagem à ex-companheira nas redes sociais logo após sua morte. “Você foi um vento feliz que soprou no meu rosto. Inesquecível. Das coisas que a gente só agradece a Deus. E no meio da tristeza, se descobre feliz. Vai com Deus, meu amor. Te amo pra sempre”, escreveu o roteirista, de quem Preta chegou a engravidar, mas perdeu dois bebês.
Apesar da separação, os dois mantiveram o carinho e a admiração ao longo dos anos. Em março deste ano, trocaram declarações públicas de afeto. “Te amo”, escreveu Dragaud na legenda de uma foto ao lado de Preta, durante a estreia da turnê Tempo Rei, espetáculo de Gilberto Gil do qual ele era diretor artístico. Ela respondeu: “Amo mais, parabéns. Meu coração não cabe tanto orgulho de você, que primor!”
O corpo da cantora chegou ao Brasil na madrugada de quinta-feira (24), acompanhado por seu filho, Francisco Gil, de 30 anos, e sua neta, Sol de Maria, de 9. Flora Gil, madrasta de Preta, e a médica Roberta Saretta também estavam no voo. Após desembarcarem no aeroporto do Galeão, o corpo foi levado ao Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde foi preparado para o velório.
A cerimônia de despedida foi dividida em dois momentos. Pela manhã, das 9h às 13h, o público pôde se despedir da artista no foyer do Theatro Municipal. Amigos e familiares tiveram um espaço reservado, com um telão exibindo imagens de Preta. Segundo a família, a cerimônia será marcada pela sobriedade, sem apresentações musicais ou trio elétrico.
O velório ocorre justamente no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha — uma coincidência simbólica para quem foi um dos principais nomes da luta contra o racismo e da promoção do empoderamento feminino no Brasil.
Após a cerimônia pública, o corpo retornou ao Crematório da Penitência, onde uma despedida reservada foi realizada até as 17h, quando teve início a cremação — desejo manifestado pela própria cantora, conforme informou a assessoria de Gilberto Gil.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em 2023. A doença entrou em remissão no fim do mesmo ano, mas retornou de forma agressiva, com metástases e novos nódulos. Em busca de tratamento, a artista viajou para Nova York, onde morreu no domingo (20).
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Limpeza inteligente
Baita desconto
Cupom de lançamento
Imperdível