Entretenimento

Festival de Verão foge do convencional, 'dá banho' no Réveillon de Salvador, mas peca com público valioso

Divulgação
As atrações do Festival de Verão foram anunciadas e surpreendeu com shows duplos e grandes nomes da música  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 29/09/2022, às 11h11


FacebookTwitterWhatsApp

Após dois anos sem ser realizado por causa da pandemia de covid-19, o Festival de Verão volta com tudo em 2023. Diferente das últimas edições, quando foi realizado na Arena Fonte Nova, agora o evento volta ao Parque de Exposições de Salvador, nos dias 28 e 29 de janeiro.

Na noite desta quarta-feira (28), em evento exclusivo para imprensa e convidados, na Chácara Baluarte, foram anunciadas as atrações da festa. E para quem esperava mais do mesmo, se surpreendeu bastante com os nomes que vão agitar a próxima edição do evento.

Fugindo completamente do convencional, o Festival de Verão inovou ao anunciar shows duplos, onde uma atração convida outra, isso com grandes nomes da música nacional. Além disso, a festa abriu espaço, como dificilmente é visto, para baianidade em cima do palco, que varia entre axé, samba-reggae, MPB, pagode e música alternativa.

Dentre as 30 atrações já anunciadas, até então, 15 são baianas, ou seja, a metade representa a música da Bahia. São elas: Carlinhos Brown, Attoxxa, Ivete Sangalo, Luedji Luna, Pitty, Léo Santana, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Saulo, BaianaSystem, Olodum, Margareth Menezes, Larissa Luz, Majur e Bell Marques.

Na contramão do Festival Virada Salvador, festa de Réveillon da capital baiana, que praticamente ignorou o público LGBTQIA+, o Festival de Verão reuniu os principais nomes do gênero. Artistas como Ludmilla, Gloria Groove, Luísa Sonza, Jão, entre outros que ficaram de fora da virada de ano, foram convocados para o evento.

O que também chamou atenção na grade de atrações foi o anúncio de shows super valorizados em festivais grandiosos, mas pouco explorados nas festas de Salvador que geralmente reúne muitas apresentações. É o caso de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Criolo e até mesmo BaianaSystem.

Gêneros de sucesso ficaram de fora
Com um line-up bastante diversificado, o Festival de Verão conseguiu atender praticamente a todos os públicos e gêneros. No entanto, alguns dos ritmos de maior sucesso do momento acabaram ficando de fora do evento, até então. Trata-se do sertanejo, piseiro e forró.

Apesar dos grandes nomes, que estarão praticamente todos na festa de Réveillon de Salvador, quem curte esse tipo de música não terá atrativo no festival. Vale destacar, que comercialmente falando, é um público que vende muito, até mesmo por marcar presença em eventos com ingressos super caros e em diferentes partes do Brasil.

Em um rápido pensamento, podemos citar aqui que ficaram de fora sucessos como Wesley Safadão, João Gomes, Gusttavo Lima, Luan Santana, Xand Avião, entre outros, sem contar ainda com as diversas duplas sertanejas, que dominam as paradas, a exemplo de Maiara e Maraisa, Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, e por aí vai.

Em contrapartida, o FV 23 vai atender a expectativa de um dos gêneros que mais cresce na atualidade: o rap/trap. Destacam-se entre os confirmados, nomes como Orochi, Filipe Ret e Xamã, que ainda darão espaço aos seus respectivos convidados.

CONFIRA A GRADE DE ATRAÇÕES

  • - Criolo convida Ney Matogrosso
  • - Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àtoxxá
  • - Ivete Sangalo convida Luedji Luna
  • - Jão convida Pitty
  • - Ludmilla convida Gloria Groove
  • - Léo Santana 
  • - Gilberto Gil convida Caetano Veloso
  • - Orochi convida Djonga
  • - Ferrugem convida Xande de Pilares
  • - Filipe Ret convida Caio Lucas
  • - Xamã e convidado
  • - Saulo convida Marina Sena 
  • - Baiana System convida Olodum
  • - Margareth Menezes convida Larissa Luz e Majur
  • - Luísa Sonza e convidado
  • - Bell Marques

Variedade de ritmos
Apesar de deixar o sertanejo/piseiro/forró de fora da grade, o que não se pode reclamar do Festival de Verão é da variedade de ritmos. Além das já citadas acima, podemos destacar a enorme diversidade, que tem tudo para atrair diferentes tribos ao Parque de Exposições.

Para comprovar tal pluralidade, temos o funk representado por Ludmilla e Luísa Sonza, o samba por Ferrugem e Xande de Pilares, o pop por Jão, Glória Groove, o rock por Pitty, e muito mais.

Agora, resta saber como será a divisão de atrações por cada dia de evento. Independente de como seja, grandes encontros devem marcar a história de evento e dos festivais de música brasileira.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp