Entretenimento

Gilberto Gil celebra 81 anos; relembre trajetória

Reprodução / Instagram @festivaltura
Gilberto Gil celebra 81 anos e ganha homenagem especial da família  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram @festivaltura
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 26/06/2023, às 11h53


FacebookTwitterWhatsApp

Gilberto Passos Gil Moreira, filho de José Gil Moreira e Claudina Passos Gil Moreira, nascido em Salvador, completa 81 anos nesta segunda-feira (26). Gilberto Gil, como popularmente é conhecido, passou sua infância em Ituaçu, interior da Bahia.

No perfil oficial do Instagram do artista, a família Gil compartilhou algumas memórias ao lado dele. "Hoje é um dia muito especial para a #EquipeGil, quando celebramos os 81 anos de Gil! Para tornar a comemoração ainda mais especial, a #FamíliaGil compartilha suas memórias favoritas ao lado dele", escreveram no post.

Relembre a trajetória do artista:

Aos 10 anos, Gil se inspirou em Luiz Gonzaga e aprendeu a tocar acordeão. Nove anos mais tarde, ele fez parte da banda instrumental 'Os Desafinados'. Passou a compor músicas e jingles, até que lançou seu primeiro EP com quatro músicas autorais em 1963.

Quem o vê cantar, não imagina que ele já quase abriu mão da música para seguir na área administrativa e quase se tornou diretor da Gessy Lever (Unilever). Gil se destacou ao participar do programa televisivo de Elis Regina, “O Fino da Bossa” e a partir disso optou por seguir na carreira artística.

Acusado de ofender a bandeira e o hino nacional, Gilberto Gil chegou a ser preso pela ditadura militar em 1969. Marcando sua ida para Londres, o cantor lançou a música “Aquele Abraço” dois meses após ser preso.

Gil formou o grupo 'Doces Bárbaros', acompanhado por Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, em seu retorno ao Brasil em 1976, para comemorar os 10 anos de carreira dos artistas. O sucesso não parou por aí. Ele ganhou 8 Grammys, além de ter lançado quase 60 discos entre LPs, EPs, CDs, singles e coletâneas.

O artista ainda esteve envolvido na vida política, quando foi secretário da Cultura de Salvador, foi eleito vereador pelo PMDB e nomeado ministro da Cultura do governo de Luís Inácio Lula da Silva. Gil ainda tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp