Entretenimento
O influenciador Vinícius Carvalho, dono do perfil "O carro chefe", causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (4) após compartilhar um vídeo cortando o trânsito com uma ambulância que teria sido arrematada em leilão. O caso ocorreu na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.
Nas imagens, Vinícius aparece dirigindo o veículo e liga a giroflex para desviar de outros veículos. "O problema é quando começa o trânsito, mas aí é só acionar aquele botãozinho mágico", diz. Em outro trecho, ele e um amigo aparecem falando que "pega trânsito quem quer" e recomenda o veículo para moradores da região.
Ainda no vídeo, o influenciador mostra uma parte do documento do veículo, que aparece com a carroceria cadastrada como ambulância. Segundo ele, o documento autoriza a ter sirene e giroflex, e que usou esse argumento ao ser parado por um policial.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que "o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente somente poderá ocorrer por ocasião da efetiva prestação de serviço de urgência". Desta forma, o giroflex fica restrito aos veículos de polícia e socorro ou de utilidade pública (como serviços de água, luz e manutenção viária), apenas em situações de atendimento e devidamente identificados.
O uso indevido do dispositivo é considerado infração grave com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A legislação também determina que, para conduzir veículos de emergência, é preciso: ser maior de vinte e um anos; estar habilitado há no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C; não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Baita desconto
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto