Entretenimento

Mano Brown receberá grande homenagem na Bahia; saiba o motivo

Pedro Dimitrow / Divulgação
A honraria chega em um momento significativo, uma vez que o Mano Brown celebra 50 anos  |   Bnews - Divulgação Pedro Dimitrow / Divulgação
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 17/08/2023, às 12h14


FacebookTwitterWhatsApp

Em uma decisão unânime, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou, nesta quarta-feira (16) a concessão do título de doutor honoris causa a Pedro Paulo Soares Pereira, mais conhecido como Mano Brown, líder do icônico grupo Racionais MC's. A honraria chega em um momento significativo, uma vez que o Hip-Hop celebra 50 anos, e é fruto de uma iniciativa da pró-reitoria de Extensão e Cultura da instituição de ensino.

"Nada melhor do que reconhecer pessoas que realizaram contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do País em suas mais diversas áreas. A proposta ressalta a importância do artista, que transcende o Hip Hop e a música rap, sendo aclamado por sua autenticidade e por representar a voz dos moradores da periferia", declarou a UFSB em post nas redes sociais.

Originário de Capão Redondo, em São Paulo, Mano Brown tem raízes baianas, sendo filho de Dona Ana Soares, nascida em Riachão do Jacuípe, e neto de um nativo da Bahia, da Chapada Diamantina.

"Esse reconhecimento é totalmente merecido por Mano Brown, ao mesmo tempo, não é exclusivo, é algo que diz respeito à importância do hip-hop, ao seu legado e às possibilidades que antes não tínhamos nem em nossos sonhos", comentou Richard Santos, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB e um dos pioneiros da cultura hip hop no Brasil, tendo sido cantor e produtor musical no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Leia também: Hit do Carnaval de Salvador embala homenagem da torcida do Vasco para Payet; veja vídeo

"Uma titulação como essa não é algo único e individual. Não é para quem recebe, no caso o Pedro Paulo, Mano Brown, não é para quem reconhece a importância dele como artista e liderança. É algo que aponta para a importância do que o Hip Hop nos tem deixado de legado ao longo dos anos, a identidade das periferias e a possibilidade do sonho diante de tanta miséria e sufocamento", acrescentou Richard.

Se aceitar o título, Mano Brown será homenageado em uma cerimônia solene agendada para o mês de novembro. Essa distinção reconhece não apenas a figura do artista, mas também o impacto duradouro e positivo que o hip-hop tem exercido na sociedade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp