Entretenimento

Militante baiana de pautas sociais usa afronte e humor e chama atenção de famosos; saiba quais

Arquivo Pessoal
A publicitária, militante e influenciadora baiana teve publicação compartilhada por atriz da globo  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 05/04/2022, às 06h00   Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Dona de uma risada contagiante, Lidiane Oliveira, conhecida como Li Afrontosa, é publicitária, tem 39 anos, ou como a própria diz, "faço 40 mês que vem, em Maio!". Ao celebrar a idade, Li combate o etarismo, uma das bandeiras da qual é engajada. Mas, as pautas sociais da também humorista não são poucas: combater a homofobia, o machismo, os padrões de beleza e principalmente, o racismo

"Sou filha do São Caetano, bairro periférico de Salvador, mas fui criada em Boca do Rio. Casei aos 20 com meu namorado da adolescência, um negão do Garcia que conheci no carnaval, temos duas filhas Júlia de 18 e Geovana de 12. E seguimos nos amando na contramão do sistema que nega o amor romântico a corpos negros e gordos como o nosso", diz a publicitária.

Arquivo pessoal

" Por que é tão difícil associar a beleza a mulher negra?". Foi com esse questionamento que Li Afrontosa produziu um vídeo que viralizou nas redes sociais. A atriz Cacau Protásio, que atualmente, integra o elenco do programa 'Vai que Cola', no Multishow, foi uma das pessoas que compartilharam a publicação da baiana. O resultado chega a meio milhão de visualizações. 

"Esse vídeo foi uma surpresa maravilhosa e uma coroação desse trabalho que desenvolvo, ter sido repostada por Cacau Protásio e pela Revista Ébano foi muito gratificante. Que mais artistas e páginas com grandes audiências possam abraçar os menores como eu", diz Li Afrontosa.

Li conta que a comunicação sempre foi ferramenta de existência e resistência. "Comigo nunca faltam assuntos pois amo conversar, falar e ouvir, histórias e opiniões. A Afrontosa nasceu desse desejo de me comunicar e ampliar os debates, conhecer pessoas. Sendo, mulher preta, pobre, gorda e nordestina não poderia ter outro nome!"

Mesmo encontrando um ambiente hostil nas redes sociais, foi lá que a Afrontosa resignificou sua forma de comunicar. "As redes sociais permitem que eu consiga alcançar o maior número de pessoas, em um tempo curto e com respostas instantâneas e isso é mágico. Apesar de todas as dificuldades que encontro para fazer as páginas crescerem eu sigo otimista. Mesmo porque desistir não faz parte do dicionário da mulher preta, vou lutar para ocupar mais espaço sempre, a estrutura é racista e eu estou pronta para romper essa estrutura"

Leia Mais: Com mais de 35 mil seguidores, jovem conquista independência financeira aos 22 anos; saiba como

arquivo pessoal

"Oxente, Caraca"

Li Afrontosa debate capacitismo, xenofobia e qualquer outro tipo de preconceito. E foi esse perfil que aproximou a baiana do roteirista, jornalista e influencer carioca Adalberto Neto. Juntos criaram um noticiário virtual, que resume as principais notícias da semana, todo sábado no instagram.

"Adalberto Neto é um amigo querido que também luta por mais espaço com inteligência e humor
Nossos trabalhos na internet são similares e nos unimos para mostrar que não tem motivo para rivalizar, porque juntos somos mais fortes. O nós por nós tem que deixar de ser uma frase de efeito e ir para prática, negros tem que se unir e se apoiar, e assim nasceu o OXENTE CARACA"

Na internet, tanto Li Afrontosa, que já ultrapassou a marca de 12 mil seguidores no IG, quanto Adalberto Neto, que possui mais de 100 mil seguidores na mesma rede, são lembrados por se debruçarem sobre a temática de combate aos preconceitos de diversas formas.

Leia Também: Jornalista baiana reúne mais de 50 mil pessoas em rede de relacionamento afro afetivo do Brasil

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp