Entretenimento

Oito meses depois, Japão finalmente exibe “Oppenheimer” e causa desconforto em Hiroshima

Divulgação/Universal Studios
Temática nuclear em história do criador da bomba atômica é assunto delicado em Hiroshima  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Universal Studios

Publicado em 29/03/2024, às 17h57   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O grande vencedor do Oscar de melhor filme 2024, "Oppenheimer", finalmente estreou no Japão nesta sexta-feira (29), diante de uma onda de receio sobre como o tema nuclear seria recebido no único país que sofreu com os efeitos da bomba atômica.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dirigido por Christopher Nolan, o filme conta a história do físico norte-americano J. Robert Oppenheimer e sua liderança no desenvolvimento da bomba atômica, e já arrecadou quase US$ 1 bilhão na bilheteria mundial. 

Mesmo sendo um importante mercado para Hollywood, a Universal Pictures, inicialmente, não incluiu o Japão na programação de lançamento global do filme.

Eventualmente, a Bitters End, uma distribuidora japonesa de filmes independentes, adquiriu os direitos de distribuição e agendou a estreia para após a cerimônia do Oscar, na esperança de que o reconhecimento da Academia impulsionasse o interesse do público.

Imagens nas redes sociais mostraram cartazes afixados nas entradas de alguns cinemas em Tóquio, alertando que o filme apresenta imagens de testes nucleares que podem despertar os traumas do passado.

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

A devastação causada pelas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial, matando mais de 200.000 pessoas, ainda é um tema extremamente sensível no Japão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp