Entretenimento

Prefeitura do Recife cancela Carnaval de 2022

Antônio Cruz/Agência Brasil
A prefeitura anunciou que o carnaval pode ocorrer em outra data ainda este ano  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 05/01/2022, às 19h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura do Recife suspendeu, nesta quarta-feira (05), por tempo indeterminado o carnaval de rua de 2022 na cidade devido à disseminação da Covid-19 e do aumento dos casos de influenza. A prefeitura disse ainda que a festa, que iria ocorrer entre 25 de fevereiro e 5 de março, poderá ser realizada em outra data.

Nas informações divulgadas hoje, a prefeitura da capital pernambucana afirmou que serão realizadas reuniões com os setores envolvidos para discutir a possibilidade de realizar a festa em 2022, porém condicionou essa realização ao avanço da vacinação e à chegada de um momento de segurança sanitária da população.

A gestão da cidade ressaltou que o Recife não tem um crescimento dos casos de Covid-19, mas que o índice de casos diários confirmados para Influenza A H3N2 aumentou de oito para 138 casos, entre os dias 13 e 29 de dezembro. Houve picos de até 314 casos em um só dia, como em 27 de dezembro.

"O Recife enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe e entende, como sempre, que a prioridade deste de qualquer momento sempre será a preservação da saúde e da vida", informou o comunicado.

A decisão da Prefeitura do Recife veio a público logo após o anúncio do cancelamento do carnaval de Olinda, um dos mais famosos do país. A cidade de Jaboatão dos Guararapes também divulgou nesta quarta que não ocorrerão festas em áreas públicas neste ano.

Entretanto, por meio de nota, o governo de Pernambuco voltou a dizer que só vai se posicionar sobre a realização ou não do carnaval na segunda quinzena deste mês.

A proibição do carnaval foi recomendada pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região.

Em novembro, o secretário estadual de Saúde, André Longo, havia declarado que poderia ser autorizado para os dois primeiros meses de 2022 eventos limitados a 7,5 mil pessoas, com controle vacinal de 100% do público.

Gripe e Covid

A pandemia da Covid-19 agravada pela epidemia de Influenza em Pernambuco associada tem causado saturação da rede de saúde do estado, com filas na unidades e pacientes aguardando leitos.

A prefeitura do Recife contratou mais 162 profissionais para a rede básica e o sistema do Atende em Casa, ampliou os pontos de vacinação e abriu 40 leitos para pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp