Entretenimento

Presidente de Portugal comenta caso de racismo contra filhos de Ewbank e Gagliasso: 'Não podemos generalizar'

Reprodução/Instagram
O presidente repudiou a atitude da mulher racista e comentou sobre o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 01/08/2022, às 15h50   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O caso de racismo contra os filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, em uma praia da Costa da Caparica, em Lisboa, no último sábado (30), ganhou tanta repercussão que foi comentado até mesmo pelo presidente de Portugal. Em entrevista exclusiva à coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa condenou pela primeira vez o episódio.

“Todo ato de racismo ou xenofobia é condenável e intolerável. Isso é o básico em uma democracia. É inadmissível”, afirmou ele, que ainda elogiou a postura dos artistas em chamarem as autoridades oficiais do país, que conduziram a mulher à delegacia, como manda a lei.

“Evidente que se a pessoa ofendida acha que houve atuação inconstitucional, é assim que funciona o estado democrático. E a polícia fez o que devia fazer. Para investigar se há uma atuação criminosa, a função da autoridade é garantir a apuração do fato para saber se houve violação da lei”, disse.

O presidente ainda reforçou que não se deve generalizar um caso isolado a todos os portugueses. “Racismo é um fenômeno que existe na sociedade portuguesa, não negamos isso, mas não é possível generalizar a todo português. Não pode ser generalizado, dizendo que todo português é racista ou que há uma campanha contra os brasileiros. Do contrário, não explicava a vinda de uma imensa comunidade brasileira. Ninguém é sadomasoquista. Se achassem que não se sentiam bem em Portugal, não vinham”, alegou.

“Frequento as praias mais próximas de Lisboa para um mergulho na hora do almoço. A maioria na areia é de brasileiros e africanos. Ainda hoje, fui mergulhar e o grupo com que falo mais é de brasileiros, negros majoritariamente. E as escolas da periferia levam as crianças nesta época, encontro com elas e mais da metade são crianças imigrantes. E nestas praias fica claro que não podemos dizer que o racismo é generalizado em Portugal”, completou.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp