Entretenimento

Raimundo Varela foi criador da marca 'Balanço Geral' que virou sucesso no jornalismo nacional; relembre trajetória

Reprodução / RecordTV
O apresentador e radialista iniciou o projeto 'Balanço Geral' em 1981, quando a TV Itapoan ainda era filiada do SBT  |   Bnews - Divulgação Reprodução / RecordTV
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 07/09/2023, às 10h53


FacebookTwitterWhatsApp

A morte de Raimundo Varela, na manhã desta quinta-feira (7), aos 75 anos, trouxe à tona de forma ainda mais evidente a importância do apresentador para o jornalismo. Prova disso é que foi ele o criador da marca 'Balanço Geral', que se tornou um dos grandes sucessos da comunicação em âmbito nacional.

O projeto foi iniciado em 1981, na TV Itapoan, quando ainda era filiada do SBT, na Bahia, diante da necessidade de se aproximar ainda mais da população com caráteer assistencial. Rapidamente, com o estilo único de Raimundo Varela, com o bater na mesa para chamar a atenção das autoridades e os cartões (verde e vermelho) para elogiar ou criticar no noticiário, se tornou líder de audiência.

Apesar do projeto ter nascido de um desejo pessoal e profissional, em 1990, a relação entre Raimundo Varela e o 'Balanço Geral' teve um pequeno divórcio. Foi quando o apresentador deixou a TV Itapoan e partiu para Bandeirantes Bahia, onde apresentou o programa Jogo Aberto.

A separação durou sete anos e, em 1997, Varela retornou à TV Itapoan, na época já como filiada da Record, quando assumiu novamente o 'Balanço Geral', que também ganhou reforço na Rádio Soceidade da Bahia. A versão radiofônica do Balanço Geral se tornou uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã. No período, dividiu a bancada com Armando Mariani, e conquistou milhares de ouvintes.

Na TV, o sucesso foi tanto que passou a incomodar a Rede Globo, até então intocável. Em 2004, por causa do grande crescimento de audiência, a Record implantou a versão do programa no horário do meio-dia, em todas as praças de jornalismo da emissora no Brasil, expandindo ainda mais a força do 'Balanço Geral'.

Na Bahia, a partir de 2014, o telejornal passou a ter duas versões, pela manhã com Raimundo Varela, e a 2ª edição sendo comandada por José Eduardo, que segue à frente do programa até os dias de hoje. Líder de audiência no horário, o 'Balanço Geral' voltou a ter versão única, estendeu a durabilidade, e ter dois apresentadores, sendo Jéssica Smetak responsável pela apresentação no período final da atração diária.

Varela deixou a apresentação do 'Balanço Geral' em 2020, quando virou apenas um comentarista do programa. Com a chegada da pandemia de covid-19, enfrentou alguns problema de saúde e os comentários passaram a ser feito diretamente da sua casa, em uma estrutura adaptada para suas opiniões de assuntos como política, esporte, polícia, entre outros.

História de Raimundo Varela
Raimundo Varela nasceu em Itabuna (BA) e foi morar na capital baiana ainda criança ao lado dos pais no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Antes de se tornar um grande comunicador baiano, ele foi peão de uma fábrica de cimento no CIA (Centro Industrial de Aratu), diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e jogador de futebol pelo Leônico e pelo Ypiranga.

Na comunicação, sua carreira começou em 1977, quando participou de um programa de auditório como jurado no show de calouro 'Show do Big Ben', na TV Itapoan. Mas, foi o futebol que deu ainda mais voz ao radialista, que ganhou visibilidade como comentarista esportivo.

Na política, Varela chegou a ensaiar uma pré-candidatura a prefeito de Salvador pelo PRB, onde liderou as pesquisas, mas não se candidatou.

Sepultamento
A família informou que o velório será no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, a partir das 13h. A cremação será às 16h. A causa da morte não foi divulgada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp