Entretenimento

TCA suspende atividades após incêndio; saiba quais espetáculos foram afetados

Reprodução / Redes Sociais
O Teatro Castro Alves (TCA) foi atingido por um incêndio no teto, na última quarta-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 27/01/2023, às 07h43


FacebookTwitterWhatsApp

O incêndio que atingiu o teto do Teatro Castro Alves (TCA), na última quarta-feira (25), provocou a suspensão das atividades do espaço por ao menos sete dias. Com isso, espetáculos que estavam marcados para acontecer nos últimos dias do mês de janeiro acabaram sendo cancelados.

Entre os eventos afetados com a decisão está o show de Adriana Calcanhoto, que aconteceria na última quinta-feira (26), na Sala Principal. Além deste, as sessões da peça “Koanza: do Senegal ao Curuzu”, dos dias 27, 28 e 29 de janeiro, na Sala do Coro, e o Projeto Domingo no TCA, que ocorreria em 29 de janeiro, na Sala Principal, também foram adiados.

A suspensão das atividades também gerou mudança na agenda de eventos do início de fevereiro. Conforme anunciado através das redes sociais do TCA, a Sala Principal do TCA permanecerá fechada, acarretando no adiamento dos seguintes eventos:

▪️Espetáculo “O Balé que Você Não Vê”, do Balé Folclórico da Bahia, que ocorreria nos dias 3 e 4 de fevereiro;
▪️Espetáculo “Baile Concerto”, da Orquestra Sinfônica da Bahia, que ocorreria nos dias 11 e 12 de fevereiro.

A direção do teatro alerta que, os clientes que adquiriram ingressos, receberão em breve, por e-mail, orientações sobre remarcação de datas e/ou reembolso. Já para os bilhetes físicos, comprados nas bilheterias, é necessário que o titular da compra compareça ao local com o bilhete, documento de identificação e cartão utilizado na compra, se for o caso.


O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, já tinha sinalizado o cancelamento das atividades do final de semana, o que acabou sendo estendido pelos próximos dias. “As apresentações do TCA desse fim de semana já está cancelado, todas as pessoas que já compraram seus ingressos serão ressarcidas, ninguém vai ter prejuízo e vamos fazer uma avaliação por quanto tempo será necessário para esse conserto, para que a gente possa reabrir o teatro com segurança para todo o público”, revelou.

Requalificação do TCA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou prioridade na recuperação dos danos que o Teatro Castro Alves (TCA) sofreu após ter o terraço atingido por um incêndio nesta quarta-feira (25). O fogo afetou o telhado da estrutura, mas não chegou a invadir as áreas internas do teatro. A determinação do governo estadual é de medidas imediatas para a reparação dos danos causados pelo fogo.

Após o incêndio que atingiu parte do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na última quarta-feira (26), o Ministério da Cultura resolveu se pronunciar. A pasta é chefiada pela artista baiana Margareth Menezes, que conhece de perto o teatro - maior da Bahia e que reúne uma série de equipamentos, como a Concha Acústica.

"Lamentamos o triste incêndio que atingiu o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, nesta quarta-feira (25). Mais do que um importante equipamento cultural da capital baiana, o TCA é um berço artístico importantíssimo da Bahia e do Brasil", publicou o Ministério da Cultura no Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp